O Youtube desde a sua criação tem se tornado a TV de muitas pessoas mundo afora. E não restrinja essa frase aos youtubers e seus canais bombados (ou ignorados), mas a uma imensa quantidade de espectadores que troca sem pensar duas vezes o canal de TV seja ela aberta ou por assinatura pelo mar de entretenimento, informação e conteúdo que o Youtube possui em seus incontáveis canais. E para eles sempre valem algumas dicas para canal de youtube!

Pensando no aumento exponencial de espectadores que, além de compartilhar os vídeos que gostam ou odeiam, comentam e curtem, o Youtube criou ferramentas para que os youtubers possam moderar comentários e interagir de forma mais direta com seus fãs (ou haters).

Mas não foi apenas na decisão “de cima para baixo” de uma reunião corporativa que ficou acordada a necessidade de maiores recursos para os youtubers aperfeiçoarem seus canais. Fazendo jus à fama de “inclusivo e infinitamente democrático”, o Youtube ouviu as queixas e necessidades dos seus users e com base nelas criou recursos que, se bem utilizados, podem ajudar a melhorar o nível das discussões e a interagir virtual e diretamente com qualquer seguidor (ou não) do canal.

Mas que mudanças são essas?

comentarios_youtube

Agora, se o dono ou moderador do canal gostar do seu comentário (ou dele mesmo) e quiser destacá-lo é fácil! Basta fixar o comentário no topo do feed. Portanto, cabe ao moderador julgar a relevância do comentário para que ele fique (ou não) fixado no topo do feed. Vale ressaltar que isso não depende da quantidade de curtidas que o comentário tenha. O critério é pessoal e de acordo com a opinião (ou meta) de quem administra o canal.

O dono do canal também pode curtir o seu comentário colocando um coração ao lado, ou seja, é hora de afiar as suas garras e caprichar nos elogios, pois, agora é possível que aquele seu ídolo, perceba você dentre milhões de seguidores e curta o seu comentário com um singelo coração (so cute). E, do jeito que as coisas no youtube são, convenhamos: isso pode ser um passo definitivo para a fama.

Mais cuidado ao comentar em qualquer vídeo que seja, caro leitor, porque agora o seu nome vem com um destaque colorido e, se for de alguém importante, digo, com canal verificado o selo também aparece ao lado do nome que vai estar logo abaixo do comentário.

Outra funcionalidade interessante é a criação de um “banco” de expressões proibidas. Cada comentário que contenha uma ou mais dessas expressões vai direto para uma área restrita, onde ficará sujeito à moderação do dono ou moderador “eleito” pelo dono do canal:

“Uma funcionalidade beta permite separar automaticamente comentários inadequados para revisão. Ao optar por usar a ferramenta, nosso algoritmo identifica e separa comentários para você tomar a decisão final se serão ou não aprovados. Há também como denunciar comentários abusivos. Ao remover um comentário, o sistema melhora a identificação e retenção de itens para revisão” informa Courtney Lessard, gestora de produtos do Youtube.

Não sei para vocês, mas, a mim ficou um gosto de Twitter misturado com Facebook (e um aroma de Orkut ao fundo) nessas inovações do Youtube para aprimorar (e controlar) a interatividade entre os donos de canal e seus seguidores. Agora, ao comentar qualquer vídeo do Youtube você pode estar rumo à fama, ser “alguém” (na multidão) para o seu ídolo ou quem sabe, o mais provável: a sua vida não vai mudar em nada com essas inovações, mas a dos youtubers, certamente, vai.

Aliás, já mudou!

Beijo me clica!®