google-now-on-tap-2   Nos últimos dias 28 e 29 aconteceu o Google I/O, o evento anual da marca para desenvolvedores no qual ela apresenta as novidades que tem para o setor, em um formato de convenção própria que muitas empresas vêm adotando com o intuito de não ter que dividir as atenções como nenhuma concorrente. Falamos dele aqui ano passado, lembra? Foram dois dias recheados de eventos, oficinais e anúncios que ajudam a pressagiar o futuro tanto da companhia quanto da programação em rede, seus desdobramentos imediatos e potencialidades futuras. Uma das novidades que mais chamou atenção é um novo recurso para smartphones que vai tornar seu telefone ainda mais inteligente ampliando as possibilidades de busca e de indexação de informações, chamado "Now on Tap".

Google Now on Tap assusta!

O princípio é bem simples: estando dentro de um aplicativo qualquer você pode acionar a busca do Google apenas segurando o botão home do seu smartphone, e ele vai buscar por palavras chave que estiverem abertas naquele momento e trazer uma busca personalizada na tela do seu celular, podendo reunir o resultado de mais de um aplicativo ao mesmo tempo.

As possibilidades são imensas, principalmente para quem usa o smartphone como forma de trabalho e às vezes precisa parar uma conversa no meio para checar dados, por exemplo, e vai poder fazer isso segurando um botão e utilizando um cruzamento de dados instantâneo.

Esse aplicativo é capaz de compreender não só o conteúdo exibido por outros aplicativos como também seleciona as partes mais relevantes e assim evitar trazer um busca por cada tema chave. Por exemplo, você pode estar lendo sobre o ultimo filme do Steven Spielberg e o aplicativo seleciona uma busca apenas com o nome do diretor e dos atores, ignorando o cinema que estreou, o conceito de bilheteria que estava aparecendo e também conceitos menores que poderiam estar por ali. Apenas essa demonstração de inteligência por si só já é um avanço sobre o que temos hoje e além de economizar tempo pode trazer um ganho efetivo tanto na qualidade da busca quanto na relevância de resultados, o que sempre é um benefício a ser considerado pelo usuário final. Um recurso adicional é fazer a busca de voz combinada com as informações do aplicativo. Usando o mesmo exemplo você poderia apenas dizer “quantos Oscar ele tem?” e a busca responderia que Steven Spielberg recebeu sete indicações de melhor diretor, tendo vencido duas, com a "Lista de Schindler" e "O resgate do Soldado Ryan" e a nove de melhor filme, tendo vencido apenas uma com a "Lista de Schindler". A mecânica se baseia em algo que o Google vem fazendo há anos, com uma taxa de sucesso cada vez maior, que é identificar o comportamento e as necessidades do usuário utilizando não são as palavras utilizadas na busca, como também contexto, aumentando cada vez mais o acerto em atender essa necessidade. Cada vez mais a Google vem provando que mais do que um grande buscador da internet é uma força que pretende atuar diretamente em moldar o futuro da tecnologia e da informática, modificando e aprimorando a maneira que nos relacionamos com essas tecnologias. Alguém sentiu um jeitão de Jarvis?