Estou nessa vida de desenvolvimento web desde 2003. Desde muito cedo percebi que não possuía nenhum talento para design, então procurei me especializar em desenvolvimento de websites.

Entretanto, enquanto os anos passavam, precisei desenvolver diversas outras áreas, entre elas, a de vendas. E para progredir nesta área é preciso ter a exata noção do que você pode oferecer a seus clientes e criar uma boa exibição de seus serviços e projetos realizados.

My cathode backlit screen
Creative Commons License


photo credit: ktoso

Neste caso, para nós que trabalhamos com internet, torna-se imprescindível a criação de um portfolio on line.

Como fazer

Atualmente, temos muita facilidade para criar um portfolio online. De sites (DevianArt, Sortfolio etc) asistemas de blog gratuitos (Wordpress, Tumblr). Para os que possuem host próprio, aconselho utilizar Wordpress, Drupal ou RefineryCMS. Agora você que é garoto novo no mercado, pode estar se perguntando: mas e eu, que ainda não consegui nenhum cliente? O que irei mostrar ?

Você pode até não ter fechado nenhum job ainda, entretanto você necessita ter uma lista com suas melhores especialidades. Capriche em uma descrição para o que você está propondo e não tente abraçar o mundo, oferecendo o que não poderá cumprir. Comece simples, objetivo e honesto.

Publicando

Chegou a hora de publicar o conteúdo que você organizou. Nessa hora, é importante pensar no layout que pretende usar para vender o seu peixe. Caso você tenha utilizado Wordpress em um servidor próprio, existem diversas opções para customizar seu portfolio. Basta uma busca simples no google por Wordpress free themes para encontrar, então, #fikdica.

Caso você ainda não tenha nenhum projeto a mostrar, não insira o link Portfolio. Aconselho a utilizar uma área de Depoimentos, enquanto não consegue fechar algum job para publicar. Recorra a colegas de trabalho para falar sobre você, passando credibilidade as pessoas que acessarem seu site.

Conclusão

Não há desculpas para não criar um portfolio on line. Mesmo não tendo nenhum trabalho publicado, é possível vender seu peixe de outras formas. Caprichar no conteúdo e utilizar sua rede de contatos profissionais fará a diferença nesse momento zero. Por fim, seja honesto na exposição dos serviços que oferece e não prometa o que não poderá cumprir. Seja bem vindo ao maravilho mundo dos trabalhos freelancers, em que cada job é um grande e diferente desafio.