Quando você trabalha com material criativo, precisa entender que ele apresenta uma grande carga de subjetividade e aquilo que ele representa para você com certeza não será o mesmo para seu cliente, numa sala fechada de reunião. E muito menos para o consumidor, quando encarar sua criação na rua, na fazenda ou numa casinha de sapé. Que, aliás, é o normalmente o objetivo do seu trabalho. Profissionais Freelancers que assumem seus primeiros projetos, ou até mesmo já têm alguma estrada e precisam encarar um cliente difícil, costumam interpretar superficialmente a necessidade de opções, apresentando, na dita reunião, um campo fértil para dúvidas e inseguranças em vez da solução esperada. Mas como saber quantos layouts, logos, arranjos diferentes, “cut´s” da master, enfim, como quantificar e estabelecer um critério que separe as situações “você é um cara muito criativo” de “nossa...que confusão...e agora? Qual escolher...”? Algumas dicas:
  • Não leve variações do mesmo tema. Leve temas diferentes.
  • Verifique se cada uma das opções realmente responde ao briefing que você coletou. Em caso negativo, obviamente, ela não é uma opção.
  • Não caia no erro de levar uma opção “só para ser reprovada”
  • Lembre-se sempre que seu trabalho não é autoral. Sem apegos emocionais por tanto.
  • Se a reunião empacar e você notar uma mudança de direcionamento do briefing reforce isso. Se o briefing mudou, a solução deve ser outra. E peça mais prazo.
  • Sim, você pode conseguir a aprovação com uma solução apenas. Talvez neste caso, você precise é levar várias opções de defesa ;)
Opção é importante. Mas não é a única maneira de acertar é bom que se diga. Um caso interessante de se pensar é que uma quantidade exagerada de opções pode representar um briefing mal colhido. Para fechar, voltamos ao início: não se esqueça de defender sempre a tese de que a aprovação ali deve levar em consideração o local real de aplicação de sua idéia. De nada adianta, por exemplo, aprovar um cartaz de loja com letras minúsculas na mão de cliente. Pendure-o na parede para ver se funciona com todos na sala[bb], certo? Bom, agora queria ver muitas opções de comentários. O que vocês acharam do post?