Ola gente, tudo bem? Passei para escrever este artigo rápido, com algumas considerações a partir do primeiro post da série sobre projetos audiovisuais. Em certo ponto do "how-to" eu sugeri a compra de HDs Firewire 800 para armazenar seu material pronto, tal como os arquivos brutos que foram capturados pela(s) sua(s) filmadora(s). Mas e quando o espaço de armazenamento começa a se tornar um problema? Muita gente começa a ter esse problema depois de trabalhar um tempo na área de vídeo, e eu queria ajudar a solucionar isso com as minhas dicas.

Arquivo vivo x arquivo morto

É muito importante que como profissional na área você comece a entender o conceito de arquivo vivo e morto. Ele é bem simples. Arquivos vivos são usados constantemente, enquanto arquivos mortos não são necessários nunca mais (Salvo raríssimas exceções). Arquivos vivos precisam estar disponíveis para acesso a qualquer momento na sua versão RAW/Bruta com velocidade de leitura alta. Logo, arquivos vivos ficam no seu HD Firewire. Arquivos mortos vão para Blu-ray em formato de dados e só são tocados caso algo aconteça (estou levando em conta a Ilha de Edição que indiquei). [caption id="attachment_11939" align="alignright" width="640"] Adobe Bridge vai salvar a sua vida![/caption]

O MEDIA ASSET MANAGER salvará a sua pátria

Muitos editores de vídeo acabam se perdendo em conteúdos antigos depois de muito tempo de trabalho e isso é um grande problema. As vezes você queria uma cena para cobrir algum problema no vídeo do seu job atual daí você lembra que essa cena foi gravada em um casamento de um outro cliente. Mas esse casamento faz parte dos seu arquivo morto e você não lembra de quem foi o casamento. PRONTO! Você vai passar sua tarde procurando em Blu-ray's o material que você quer... [related-posts]

A solução para esse problema são os MAM (Media Asset Managers). Esse tipo de software atua como um grande catálogo de busca para os materiais antigos. O problema é o valor. Estes softwares são proprietários e caros mas como eu estou acostumado com soluções mais econômicas, eu optei por uma solução mais barata: o Adobe Bridge, que você já vai ter instalado, caso tenha instalado o Adobe Premiere e o use como software de Edição. Ele é uma mão na roda tanto para preview de arquivos quanto para estruturação de diretórios.

Todos os arquivos, quando forem migrados para o Blu-Ray, devem possuir cópias transcodificadas em baixa qualidade (digamos, arquivos MPG, codec MPEG-2, bitrate 600kbps em uma janela 480x360 pixels para vídeo), isso incluí tanto o arquivo da edição final como todos os vídeos brutos e fotografias tiradas (para fotos você pode usar arquivos JPEG de baixa qualidade, para trilhas de áudio, MP3's ou OGG's). Esses arquivos "em baixa" ficarão no HD e não em Blu-Ray's. A missão deles é servir de referência para visualização rápida de todo o material já editado por você no passado. Eles devem manter os mesmos nomes dos arquivos no Blu-ray e principalmente, possuir nomes legíveis e compreensíveis! Nada de "VID8756.mov". Criei uma regrinha aqui que me tem sido muito útil:ANO/TIPO-GENERO-PROJETO/DIA/CAMERA/CENA00-TIPO.mov Exemplo: [hd]2008/CURTA-DOCUMENTARIO-PROVIDENCIA SOS/16-05/SONYNX3D1/CENA16-CLOSE-UP.mov Com essa nomenclatura nós rapidamente identificamos:
  • O ano que o material foi feito
  • O tipo de material
  • O gênero da obra
  • O nome do filme editado
  • O dia da gravação
  • Qual foi a câmera usada
  • Que cena ela é na decupagem
  • Qual o tipo de plano de filmagem
Se você usou os presets que eu recomendei para criar arquivos de preview você vai ter no Adobe Bridge uma das melhores ferramentas da sua vida. Você vai poder cadastrar (e buscar posteriormente) por palavras chave, nome do criador, da câmera que foi usada e até mesmo abertura do obturador e ISO da lente! Assim que os arquivos MPEG-2 são criados, eles acompanham arquivos minúsculos com extensão XMP. Esses arquivos guardam grande quantidade das informações do vídeo e é deles que o Adobe Bridge faz a sua mágica. Depois disso, você poderá buscar o conteúdo da forma que quiser praticamente. Espero que esta dica tenha ajudado todos vocês que estão iniciando. Pelo menos para mim, ela ajudou imensamente no passado e ainda me ajuda todos os dias!