Se você procura logotipos prontos para sites e cartões de visita, ou ainda bate no peito e diz quero um logotipo grátis, lembre-se da última vez que você foi ao dentista. Você sentou na cadeira e disse: “Olha hoje você tem que obturar três molares e fazer o clareamento deste canino aqui.” Não foi? Ou então lembre-se da última vez que você consultou um advogado: "Que tal alterarmos a petição, acho que assim não vai passar..." Claro que não foi assim, não é? E porque com o trabalho de programadores visuais e designers seria diferente? Você mesmo, um designer que lê este post deve concordar comigo. Como mandar um orçamento de um projeto de identidade corporativa e concorrer com um logo que já veio pronto de alguma fonte obscura? Enfim, não existe trabalho profissional que seja gratuito. Ou ele é profissional ou é gratuito. Descontando obviamente as questões voluntárias e humanitárias, obviamente. Mas calma, nem tudo está perdido. Existem fontes sérias na Web que podem auxiliar você a entender a mecânica por trás da criação de um bom logotipo. A mecânica, não o motor pronto, ok?
  • nologo.jpgNo Logo: Comecemos com este interessante livro sobre o mercado de marcas mundiais e de como elas invadem nossa vida sem que tenhamos notícia. Duvida? Então leia.
  • Brands of The World: É um dos sites mais visitados no mundo por quem procura por marcas e logos famosas. Tem função de suporte aos designers e por isso oferece logos famosas em vetor. Responsabildiade no uso é fundamental, não custa lembrar.*
  • Logopound: Site interessantíssimo, funciona como um Guia Inspiracional para logotipistas. Além de referências diárias tem uma ótima seção de livros também.*
  • Logotypes.ru - Todos os logotipos do Universo e do Multi-verso também. Vale uma consulta.
* Fonte: Rafael Apocalypse do Idéia Digital Existem milhares de fontes, eu sei. E em todas elas você percebeu que os ítens "dedicação" e "estudo" estão (ou estarão) presentes? Este é o segredo: estudar e se dedicar em trazer inovação para seus clientes. O que acham?