Você fez um freela para o cliente (site, logo, texto) mas sua negociação foi apenas registrada por e-mail? Deu um desconto contando com a manutenção e depois viu o cliente mudar de idéia e ainda por cima pedir todos os aquivos fonte? Situações como essas acontecem. Este caso, infelizmente é muito comum. O brasileiro não tem o costume de formalizar contratos, muito menos procurar profissionais especializados para elaborá-los. Nestes casos, não deixe de reavaliar os emails trocados para ter a exata noção do comprometimento de cada um nesta relação, dando maior força ao entendimento de que os códigos fonte do site não devem ser cedidos até que o cliente efetue o pagamento do valor inicialmente acordado. Caso você se sinta seguro através da leitura deste e-mails sobre o que foi combinado entre as partes e o acordo financeiro realizado, você poderá brigar pelo seu direito de receber o valor do site por inteiro ou as parcelas restantes referentes aos 12 meses de atualizações. Veja que neste caso você terá uma grande chance de ter que entrar com um processo contra seu cliente para conseguir receber os valores combinados, o que custará dinheiro e levará tempo, que é um bem muito precioso hoje em dia. Segundo o Rodrigo Toledo, o consultor Jurídico que me ajudou neste post, o melhor é procurar o auxilio de um advogado especializado na área contratual para avaliar os emails trocados, e elaborar uma minuta de contrato feita sob medida para os serviços que você normalmente executa, para que num próximo trabalho você reduza ao máximo o risco de passar por uma situação como esta novamente. E nas próximas vezes, dependendo do tamanho do projeto, considere a contratação de um profissional para a elaboração de um contrato padrão. De repente nem custa tanto quanto você imagina e vai poupar várias dores de cabeça. Outras dúvidas? Mande um e-mail para mim. Ah, antes que você faça isso, gostaria de lembrar o seguinte O carreirasolo.org pode fazer muito mais pra você. O que seriam das respostas sem, vamos dizer, o profissional com as dúvidas, por trás delas?
  • Pensando nisso, desenvolvi o Minicurso, onde passo os conceitos iniciais da Vida do Profissional Freelancer. Acompanhe os capítulos.
  • Se após a leitura pintar alguma dúvida, não se desespere. Temos uma seção de respostas para a qual, quando necessário, convido especialistas de várias áreas para ajudar a responder aos leitores no entendimento de suas questões. Então faça assim: pintou uma dúvida, manda um e-mail, ok?
  • Trabalhar em casa e por conta própria pode mudar sua vida. Mas você tem que estar preparado para as mudanças. Que tal conhecer a vida de quem começou devagarinho e hoje tem vários clientes? A Galerasolo está cheia destes casos. Conheça cada um de seus novos amigos na Galerasolo
  • E por falar em amigos, dê sempre uma olhada em nossa coluna lateral, onde indicamos livros nas áreas de Design, Marketing, TI e, claro, de literatura universal. Se você quiser ver tudo o que já indicamos até agora acesse uma das seguintes seções: a seção Livros, onde você lê as resenhas e seção Vitrine, onde você tem acesso rápido a vários lançamentos.
  • Ufa..como vocês perceberam, dá trabalho. E pode gerar projetos bem interessantes também. Quem está por trás disso tudo? Clique e descubra.