Prezados leitores, Como vão? Não. Não estou tentando ofender nenhum de vocês. A pergunta é sincera e a resposta da maioria de vocês deveria ser não. Já explico.

1, 2, 3...10.

Como vocês devem imaginar, não me interessa muito investigar se vocês sabem a sequência de números decimais (a menos, é claro, que vocês não saibam. O que é muito mais interessante! Tutoriais a esse respeito, mandem e-mail para arake@machadogobbo.com.br), mas os números que realmente interessam: seu faturamento. Li em um post de Kevin O'Leary (que foi a inspiração para este post) a seguinte frase:
(...) business is war, and money is the soldier. I cringe every time I lose a soldier without a good reason. Taxes are not a good reason.
O problema para os micro e pequenos empresários é que a informalidade do controle de suas contas é a regra, pois a origem desses negócios é mais ou menos a mesma:
  1. Você tem uma habilidade interessante e começa a fazer "bicos" esporádicos e informais;
  2. buzzing começa a aumentar e, logo, esses "bicos" passam a rivalizar com sua fonte de renda formal;
  3. O canto da sereia começa soar e o dedo de empreender chega a coçar e você começa a deslocar mais e mais tempo para o "bico";
  4. De repente, você percebe que o "bico" já é uma empresa informal e aí a coisa começa a complicar...
- Complicar? Por que? Lucrar é pecado agora, seu comunista? Não. Complicar porque, provavelmente, você não estruturou seu negócio de maneira a diferenciar a renda formal da informal e agora, não apenas você é incapaz de diferenciar o que é renda declarada da renda que você tem que declarar. Isso mesmo! Bom dia, Leão da Receita! Death and taxes! Meus caros leitores, ninguém gosta de burocracia - exceto advogados e contadores. Mas ignorá-la não é a resposta. Hoje, com as novas legislações à disposição do micro e pequeno empresário, há muito pouca desculpa para você não investir na formalização e estruturação do seu "bico", exceto, é claro, não querer. Minha sugestão é a seguinte: PAREM DE PENSAR EM CONTADORES E ADVOGADOS COMO CUSTO! A última pessoa que tive notícia que soltou essa pérola está enfrentando um processo de impeachment. O "saldo" desse post, portanto, é o seguinte: quanto mais você adiar formalizar e estruturar seu "bico", mais problemas você pode ter que enfrentar lá na frente. Não é tão caro quanto vocês imaginam. Contratem um bom profissional para tirar suas dúvidas. Eu conheço pelo menos um.