coruja Como sei que alguns jovens incautos, lançados à sorte nesta selva do trabalho autônomo, também lêem o Direito & Mercado (e portanto estão antenados com o que há de melhor na blogosfera brasileira -cof cof), darei uma dica que só um advogado de confiança te daria, combinados? COBRE PELO ESTUDO DO CASO! Você não sabe o que virá dali! - Espera aí, Henrique... deixa eu ver se entendi: o cliente chegou à sua porta com um problema, certo? Certo. - E ele ainda não sabe se vai te contratar, certo? Certo. - E você está me dizendo para cobrar ANTES de "olhar o que tem dentro da caixa"? Grande, garoto! - Mas, mas... #mimimi Calma, pra tudo dá-se um jeito. Lembram-se quando os ensinei a lidar com clientes malandros? Vamos agora aprender como não perder tempo com os mesmos clientes malandros! :D Se você é advogado, ótimo, se não, adapte a historinha para o seu caso, tudo bem? Vamos lá... você é advogado e foi procurado por um cliente que está com um problema.

Primeira cena

O jovem advogado, comovido pela história do cliente, estuda o caso por alto, para ter uma idéia, afinal, ninguém assinou contrato ainda, certo?... e chega à conclusão de que o caso é viável, mas sem muita certeza. - Então, Sr. Fulano... o seu caso parece ser complicado, mas acho que há boas chances. - Sim, mas quais chances, o que te leva a pensar isso? - Ah, bem... eu fiz uns estudos e vi que há casos favoráveis na jurisprudência ao seu favor, mas precisaria de uma pesquisa mais elaborada para chegar a uma conclusão definitiva... - Ah, então o que você quer dizer é que você não sabe, certo? Tudo bem, não tem problema... olha... eu te ligo amanhã, tá?

Segunda cena

O jovem advogado, comovido pela história do cliente e sabendo que só um estudo superficial não convenceu o cliente, estuda o caso a fundo, conversa com colegas, liga pra ex-professores, fala com a mãe, conta pro pai, confessa ao padre e... BLAM acha a solução! :D Monta um projeto super bacana, cronograma de ação, perspectivas, orçamentos mil e apresenta pro cliente com um sorriso no rosto! "Certeza que ele vai gostar da minha proatividade e do meu interesse pelo caso dele"! - E então, o que achou? - Ok, entendi o que você quer fazer, mas eu ainda nem tenho certeza se vou ajuizar a ação... de qualquer forma, muito obrigado viu! Você é um rapaz de ouro, ficou muito bom o seu trabalho!

Terceira cena

O jovem advogado, comovido pela história do cliente, sabendo que só um estudo superficial não convenceu o cliente e percebendo que se entregar o peixe, ninguém contrata a vara,  estuda o caso a fundo, acha a solução, mas... fica esperto na jogada... - Olá, tudo bem? - Grande Dr.! E aí, estudou o meu caso? - Sim, claro! (Sorriso de triunfo) - Sim? Que ótimo! Chegou a alguma conclusão? - Mas é claro! (sorriso de muito triunfo combinado com olhar Maverick de quem sabe o que está falando) Tenho uma excelente tese para defendermos! - Que ótimo! - Não é? - É! - Pois é! - E então? - Sim? - Qual é a tese? - Ah, sim... mas então, vamos negociar o nosso contrato? - Como assim? Ainda nem sei qual é a tese! - Sim, claro... pode confiar em mim, vamos primeiro assinar esse contrato que eu te conto a tese! (Sorriso não tão triunfal assim...) - Deixa eu entender... você quer que eu assine um contrato SÓ PRA VOCÊ ME DIZER A TESE? E se eu não concordar? - Ah... bem... mas o senhor tem que entender que eu não trabalho de graça! O Henrique me ensinou... - Nananana... vamos fazer o seguinte? Cê pega a tese e o Henrique e (cobraslagartoscaveirinhascomcarademau) - "TAKÊO" HenriquÊ... e agora o "guê gui" eu faço, mêo? Esses filhodabuta vão me enganar sempre? Qual é o erro, pequeno gafanhoto... o que você está fazendo de errado? Minha vez de perguntar, ok? Você sabe qual é o problema do cliente? - Não. Sabe se ele vai te contratar? - Não. Sabe se ele está só te testando? - Não. Em caminho de paca, corre tatu? - Hein? Esquece... Meu amigo... companheiro de guerra... você é o cara! Lembre-se... você passou sei lá quantos anos estudando aquele bando de lei justamente porque a maioria sã da população NÃO QUER TER ESSE TRABALHO! Ou seja, você tem o conhecimento que eles optaram por não ter. E esse conhecimento te fará ter uma visão diferente da usual sobre um problema! E essa visão diferente possui valor! É resultado do sem-número de horas que você passou estudando! Além disso, você vai perder um bom tempo estudando o caso do cliente, não vai? Claro, você é competente! E a sua opinião, pro bem ou pro mal, será útil para ele. Quer ele vá ajuizar a ação, quer não. O seu estudo preliminar tem MUITO VALOR! Cobre por ele.