Chegamos à tão esperada época para muitos brasileiros: a temporada de promoções! Todo começo de ano é assim. A fim de renovar o estoque, o comércio promove liquidações quase irresistíveis. Em algumas lojas, os preços em janeiro chegam a diminuir 70% do valor cobrado em dezembro. Quem foi esperto e esperou até o começo do ano para fazer novas aquisições terá um desconto que fará diferença no orçamento. Mas, atenção, freelas! Antes de irmos às compras é importante estarmos ligados e não superestimarmos nossa remuneração. Para garantir um 2013 sem dívidas, aproveite o momento sem perder o controle das contas.
Primeiramente, como empreendedores responsáveis pela organização dos nossos recursos, é necessário termos registro e controle precisos para a gestão de nossas finanças.  Isso pode até não ser uma novidade, mas um bom número de freelas não faz uso de algumas importantes e nada complexas ferramentas de gestão que deixam a tarefa de administrar nosso dinheiro muito mais fácil. Portanto, antes de se esbaldar nas lojas, não confie somente na sua memória, ou irá se perder no meio de contas, despesas e coisas pra comprar. Antes, liste suas despesas numa planilha. Como nunca sabemos o dia de amanhã, é sempre bom ter um fundo de reserva para imprevistos. Negligenciar a importância de ter um dinheiro guardado é a razão pela qual muitas pessoas se complicam financeiramente. Não se esqueça disso quando se deparar com aquela oferta mega atraente, mas que não é nada necessária pra você no momento. Como diz o ditado: “a maneira mais rica de se ficar pobre”. Evite o uso de cartões de crédito! Faça compras parceladas somente se forem muito necessárias. Do contrário, guarde uma grana para comprar o produto à vista. O ideal é que também já tenhamos em conta os gastos típicos deste período do ano.  A maioria não está livre de despesas como: Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), material escolar para os filhos, matrícula, além das despesas remanescentes do final do ano. De acordo com economistas da Serasa Experian, fazer as contas de quanto terá de pagar pelas dívidas acumuladas no começo do ano é o primeiro passo para o consumidor organizar as finanças da família e não perder o controle no próximo ano. Com tudo isso observado, estaremos aptos a entrar de cabeça no corre-corre das promoções! Mas não sem antes conferir algumas dicas valiosas para não levar gato por lebre nas liquidações de janeiro:
  • Não espere pelo fim do mês para ir às compras. Com tantos preços baixos, os produtos tendem a acabar rapidamente.
  • Pesquise antes de comprar. Saiba qual o valor inicial do produto e decida se o percentual é, de fato, significativo.
  • Muitos produtos à venda são do mostruário. Verifique se estão em boas condições.
  • Análise com atenção as formas de pagamento. Opte por compras à vista e não parceladas. Não caia em armadilhas!
  • Barganhe o preço. Nesse período, os gerentes possuem autonomia para favorecer as condições de preço.
Gastos sem controle nessa época do ano explicam os picos de inadimplência registrados no primeiro trimestre de cada ano. Por isso, é essencial que o consumidor seja consciente e busque incluir cada vez mais a Educação Financeira no seu dia a dia!