Sentados ao redor da fogueira que queimava incessantemente, os anciãos da tribo deliberavam havia quatro dias. Runas, pedras, galhos...oráculos de toda a natureza foram consultados sem resposta. A crise ameaçava inclusive a credibilidade dos líderes que não conseguiam atender às necessidades de seu povo: as habitações da tribo tinham sido devastadas pela chuva torrencial, as plantações perdidas, crianças olhavam para eles com desdém. Até que uma delas sussurrou algo no ouvido do líder da tribo. Seus olhos, já quase cegos, iluminaram-se: é claro, como não havia pensado nisso antes? Chamou o mais veloz guerreiro e fez dele o portador de uma mensagem detalhada a ser entregue para a tribo vizinha; localizada do outro lado do vale, com a qual tinham relações amigáveis e que, surpreendentemente, não havia sido castigada pelas intempéries. Uma mensagem completa, contando tudo sobre as necessidades e carências de seu povo. A ajuda chegou com fartura e uma troca mais do que justa: a tribo vizinha não tinha anciãos tão sábios e, uma vez a cada lua cheia, eles visitavam seus salvadores para contar dos mistérios da liderança de um povo. Mas por via das dúvidas levavam a criança que sussurrou a idéia salvadora a tiracolo. Sabe-se lá, não é? (Salto temporal de 50 mil anos no futuro...) A palavra sussurrada foi Briefing O momento em que sua empresa decide procurar ajuda profissional, é aquele que na história acima os anciãos estão deliberando, deliberando, deliberando. A virada, o segredo, a chance de salvação, a palavra sussurrada é quase mágica: BRIEFING. Em nosso segmento, de Freelancers de Comunicação (digital ou não) o briefing salva a todos os envolvidos. Já escrevi aqui em outra oportunidade:
O briefing é a tomografia na necessidade: está dentro da cabeça daquele empresário de sucesso, do dono da agência, do artista. Mas ele não sabe como é. Capturar de forma nítida esta necessidade, sem as maquiagens externas que se insiste em utilizar nas mais variadas situações, garante alguns anos-luz de vantagem. Fotografá-lo e mostrá-lo numa sala de reunião, com todas as cores, garante muitas vezes a vitória numa concorrência. Aprová-lo, e isso muitos parecem desconhecer, é tão necessário quanto o produto final que, muitas vezes, é a versão acabada da idéia inicial, tida ali mesmo, na sala de reunião. Minicurso. Capítulo Atenção
Como fazer do briefing um aliado de sua empresa. Os modelos de briefing que você vai encontrar variam dos mais simples a complexos questionários que muitas vezes são difíceis de responder mesmo. Contudo, o briefing ajuda as empresas que dele tratam bem, por isso:
  • Sintetize em uma frase ou duas os objetivos do site de sua empresa.
  • Deixe claro desde o início qual é sua posição na hierarquia decisória da empresa
  • Trabalhe com transparência ao delimitar como a direção ou presidência (principalmente se você não for o diretor ou o presidente) encara o fazer contratado, seja ele internet, fotografia, editoração, redação etc.
  • Se você precisar montar o briefing sozinho não mascare a realidade ou sua necessidade. Profissionais de verdade sabem trazer soluções e adoram o desafio que é encontrá-las. Mas gostam também de saber onde estão pisando.
Feito isso... ...a chance da proposta chegar redonda, fiel aos objetivos e adequada à realidade do mercado é bem maior. Fique à vontade em repetir o procedimento com quantos Profissionais você achar necessário. Contudo, não avalie somente pelo preço final da última página, lembrando sempre que:
Por muita experiência você investe, por pouca experiência, você aposta.