Quero ser Gerente de Projeto, e agora? Que cursos fazer para ser um gerente de projeto? Ou até mesmo: é preciso ter curso para ser um gerente de projeto?
Seminario II Creative Commons License photo credit: meta viendo
Questões como essa pipocam no meu e-mail vez em quando. Como estamos aqui para responder a todas elas, chamei meu amigo Cristiano Schueler, gerente de projetos de excelente formação e currículo para nos dar o caminho das pedras. Sem curva-S ou milestones. Vamos direto ao caminho crítico. E o que ele me contou foi o seguinte: Em relação a cursos em Gerenciamento de Projetos, temos ótimos cursos no mercado hoje. Temos aqueles de fim de semana (estilo imersão), outros de médio prazo, até aqueles longos (Pós-graduaçao ou MBA). O tipo do curso depende muito de seu objetivo. Se você quiser conhecer Gerenciamento de Projetos[bb], a metodologia e práticas mais indicadas, portanto, vale apena um curso mais curto. Mas se ele quiser atuar como Gerente de Projeto[bb], deverá procurar algo mais focado em formação, conhecimento aprofundado, troca de experiência. Essa relação de proporção também vale para o preço. Quanto mais longo e profundo o curso, mais caro. Aí vale aquela avaliação do custo/benefício e impacto em sua carreira. NO MERCADO TEMOS ÓTIMOS CURSOS. VAMOS A ELES: CURSOS DE MÉDIA/LONGA DURAÇÃO: CURSOS DE LONGA DURAÇÃO Vale lembrar que deve-se ter cuidado pois existem no mercado hoje os cursos para certificação em Gerenciamento de Projetos (PMP). Este tipo de curso não deve ser feito por quem está começando pois é muito focado na prova e não tem nada de práticas de mercado que existe nos cursos normais de formação.

Para finalizar

Não deixe de dar uma lida em revistas especializadas, dentre as quais destaco a MundoPM. Além do conteúdo relevante, você sempre vai encontrar anúncios sobre cursos e outras informações relacionadas a Gerenciamento de Projetos. E aí? Ajudamos? Podemos fazer muito mais. Mande um e-mail e faça sua pergunta.