Mas eu nunca atraso nenhum projeto, você deve estar pensando meu caro amigo. Não se iluda, por mais planejamento que façamos sempre estamos sujeitos a imprevistos que podem por tudo a perder. Principalmente nesse tempo de dengue a solta, onde basta uma simples picada de mosquito para te deixar de escanteio por pelo menos duas semanas. Como eu devo então fazer esse comunicado? Resumindo em uma única frase: seja proativo. Não deixe para avisar ao cliente somente no dia marcado que o projeto dele não está pronto, desta forma você estará passando um atestado de irresponsabilidade. Avise com pelo menos uma semana de antecedência, para que haja tempo hábil para qualquer tipo de replanejamento por parte dos envolvidos. Mas isso não significa que você deverá atrasar todos os projetos, fechado? O cumprimento de prazos é o quesito mais importante na hora de avaliação de um freelancer. Por isso, antes de efetivamente começar a trabalhar no projeto, faça um estudo detalhado de todo o escopo e tente identificar as principais armadilhas que podem vir a te atrapalhar no decorrer do trabalho. Esta é uma lista dos principais itens que verifico no início de todos os projetos. Se qualquer um dos itens atrasar, fique alerta, pois ele poderá comprometer o prazo final acertado.
  • O escopo do projeto já foi aprovado na sua totalidade?
  • A pessoa com quem me relaciono têm a decisão final sobre o projeto?
  • Todo o conteúdo revisado já foi entregue?
  • As imagens que recebi estão em condições de serem utilizadas? Possuem resolução suficiente para o trabalho em questão?
  • O cliente está ciente das datas para as reuniões de aprovação dos layouts?
Com uma pequena dose de planejamento tudo fica mais simples e previsível. Assim você pode evitar que os atrasos fiquem constantes e comprometam a sua imagem profissional.