No terceiro post da série sobre produção audiovisual, vamos abordar o áudio e a sua importância enquanto equipamento fundamental para a criação de conteúdos de qualidade. O Youtube é prova de que vídeos com qualidade relativamente baixa funcionam razoavelmente bem se tiverem um bom áudio. Mas, não importa a qualidade do vídeo, se o áudio for muito ruim, tudo vai por água abaixo. [related-posts]

O motivo disso é nosso cérebro. Ele tem uma capacidade sensacional de “preencher” as informações ruins ou ausentes de um vídeo (afinal de contas, quem não vê os close-ups de sexo no vídeo Pagan Poetry da Björk?) mas o mesmo não acontece com o áudio ( a não ser que você seja cego, claro).

Um áudio de qualidade é peça fundamental e para alcançar bons resultados é preciso além de bons equipamentos, tempo de prática e bastante estudo. Eu vou lhes ajudar na parte dos equipamentos e o resto fica por parte de vocês ok? Lembrem-se que a internet é um ótimo recurso para essa busca e o Youtube está recheado de canais com este foco, como o Indymogul, Backyard FX e o FilmRiot. Vamos ao que interessa? Montei para todos vocês o kit de áudio mais genérico e prático possível, que servirá para ficção, documentário e eventos. Primeiro vocês terão a lista dos equipamentos e, sem seguida a explicação de porque escolhi cada um deles. O valor aproximado desse kit ficou em torno de R$ 2.500,00, e ele se paga rapidamente quando você notar o nível de qualidade da produção.

ZOOM H1 Handy Recorder

Eu pessoalmente tenho esse equipamento e ele é sensacional, versátil, com ótima qualidade de áudio, uma boa gama de configurações manuais e um preço mais que perfeito. Esse gravador permite gravar áudio compactado em MP3 (para gravações bem longas) e também em WAV (quando você quer um áudio com compressão mínima e ótima qualidade).
Ele oferece controle de volume de entrada e de saída, tem controle de volume estourado automático (embora eu não goste de usar essa função), Low Cut (google it), suporta cartões MicroSD Classe 4 (bem mais baratos que os classe 10) e tem seus próprios microfones estéreo, para o momento que você não pode parar para armar todo o equipamento. Seu único “downside”: ele tem um corpo muito sensível, além de ter acabamento de plástico (menos resistente que um sistema metálico). Se você estiver usando os microfones embutidos nele, qualquer clique em botão sairá na gravação (horríveis “clicks” no áudio captado)… Como ele aceita entrada de microfone externo estéreo e tem saída para fone de ouvido (assim você pode monitorar e ouvir o áudio gravado em tempo real), esse ponto negativo realmente não me incomoda. Ele é bem intuitivo (usá-lo mal requer um manual) e consome bem pouca pilha, é minha escolha perfeita.

Vara Kinosonic + Priscila + Suspensão + Yoga HT81

Tenho que assumir que quando achei este kit completo enquanto escrevia este artigo me decepcionei de ter comprado meu kit de áudio antes dele sair. Tive que comprar na ocasião tudo separado e saiu bem mais caro. Este kit só tem uma limitação: o Microfone Yoga HT81. Com gravação em mono, ele requer que você re-encode o Áudio em um Estéreo. A vantagem é o preço, além de estar neste kit, ele tem um valor muito abaixo dos concorrentes e com relativa qualidade. Usei ele na gravação do meu documentário Simulacro e não me arrependo.
Com um kit como esse, eu pude ensinar o meu grande colega Bruno Armstrong todo o processo de captura do meu primeiro longa metragem no local da gravação, bem em cima da hora MESMO e o áudio saiu com qualidade sensacional. Veredicto, perfeito para iniciantes e com qualidade soberba no total.

Receptor e transmissor sem fio Karsect

Em documentários e entrevistas é muito comum o uso de lapelas. Utilizar um sistema onde o gravador Zoom H1 fica no bolso traseiro do entrevistado ou atrás da cadeira preso com silvertape pode trazer alguns sustos indesejados. Nesse ponto é muito necessário ter um sistema de trasmissão/recepção sem fio.
Outro local onde é muito necessário um sistema como esse é em eventos sociais, como casamentos, bodas, aniversários e etc. Mesmo que o evento tenha um sistema de som próprio onde todos os microfones estão ligados, basta pedir ao “carinha” da mesa de som, uma saída já equalizada e com volume normalizado e uma tomada para ligar o receptor e pronto, você tem o áudio do evento inteiro entregue de bandeja para você, com esforço relativamente mínimo (digo relativamente porque as vezes o responsável pelo som não é exatamente cooperativo). Este gravador é muito bom em um quesito. Suportar mais de um microfone! Pelo preço deste equipamento, a grande maioria dos concorrentes trabalha com apenas um canal UHF e mesmo que você teime em comprar dois kits de um só microfone, as frequências de rádio vão se misturar e você vai ter um belo pesadelo profissional. Embora um sistema sem fio seja necessário, use-o com bastante atenção, cuidado e com um sistema adicional de áudio (pode ser o áudio da câmera). basta um segurança do local ou algum rádio-taxi das redondezas ligar na mesma frequência e você tem um belo prejuízo… Minha dica, tenha porque é necessário, use somente quando inevitável.

Microfone de lapela com fio Yoga- EM-06

Embora não seja o campeão no quesito qualidade, ele é um bom parceiro para o receptor/transmissor Karsect. Por ficar bem próximo da boca do entrevistado, o áudio coletado é na sua grande maioria da pessoa que o usa, reduzindo ruídos do ambiente. Ele é o parceiro leal do equipamento acima (Karsect) e ambos sempre vão ser usados juntos, é uma boa dica armazená-los na mesma malinha, para não correr o risco de na separação do equipamento necessário, levar um e não o outro.
É muito importante lembrar que é necessário que você instrua o portador do microfone a não ficar mexendo na roupa durante a gravação, pois os movimentos do tecido em contato com o microfone podem provocar ruídos. Caso esteja em local aberto e exista vento, é sempre bom optar por usar o microfone boom, ele vai se aplicar melhor a este tipo de situação e junto com a Priscila (windscreen), ele vai acabar com praticamente todo o barulho de vento contra o microfone.

Fone de Ouvido Philips SHP2000

É essencial que você monitore seu áudio SEMPRE! ter um gravador rodando não garante que tudo irá sair bem, e por muitas vezes sua cena vai parar na palavra “CORTA!” do operador de áudio, não da sua. Gente passando na rua que grita, carro que da freiada, bozina de motorista mal humorado, tudo isso dificulta certas gravações e caso você não tenha tempo, vai ser muito difícil ao fim de cada gravação, parar e ouvir toda o áudio para identificar problemas. Um esquema sem um operador para monitorar o áudio é pouco pático, muito demorado e pouco produtivo.
Este mesmo fone, por aliar um valor agradável a uma qualidade de áudio boa também foi recomendado para ilha de edição do artigo anterior, mas é recomendável que você não use o fone da Ilha de Edição nas gravações, porque em uma cena externa, tudo pode acontecer, desde um ajudante estabanado até uma tentativa de furto, e nessa, lá se vai seu fone de ouvido, seja roubado, seja danificado na tentativa… Daí você perde um equipamento do set de filmagem e um equipamento da sua Ilha de Edição, tudo de uma vez só…

Maleta de ferramentas

Onde mais você carregaria todo o resto das suas coisas? Uma sugestão é deixar para comprar este item por último. Você precisa de uma (ou mais de uma) mala para guardar seu kit e para isso precisa saber o tamanho exato da mala, quantas divisórias internas ela possuí, e se as divisórias são removíveis ou não.
Uma boa dica é passar em uma loja de tecidos e comprar espuma a metro e uma faca olfa (conhecida como estilete), assim você pode cortar a espuma para comportar os equipamentos com perfeição e evitar danos na locomoção.

Adaptadores, muitos adaptadores

Ninguém sabe como é o dia de amanhã e muito menos o próximo dia de gravação, o que você vai precisar plugar no que. É necessário e altamente recomendável que você tenha 2 adaptadores para cada tipo de porta. RCA, XLR, P2, P10, Separador/união de canais, 90 graus, S-Vídeo, cabo retrátil, S-vídeo…
Recomendo que para cada gravação vocês estudem antes o “perímetro” e esquematizem em um bloco de notas o que vai ser necessário. Quando isso não for possível leve TODOS! Uma pessoa precavida é uma pessoa sem ataques cardíacos. Este trabalho todo normalmente é responsabilidade do operador de áudio, mas é muito bom para a carreira de qualquer diretor/realizador/documentarista o total controle sobre os aspectos técnicos de áudio, ao menos enquanto você não treinar um operador no seu jeito de trabalhar ou tiver um operador de áudio com bastante conhecimento e muita prática. A experiência vai trazer muitas coisas boas, se apegue a ela!

Considerações

Peça e guarde notas fiscais de todos os equipamentos, mantenha uma tabela no Excel de casa ou no Google Docs com o vencimento de todas as garantias, com o número serial de todos os equipamentos e com número e versão digitalizada ou fotografada das notas fiscais, e SOBRETUDO, assim que possível, ponha tudo no seguro. Se você faz cenas nas ruas ou em locais onde a entrada e saída de pessoal não é controlada, você vai passar por ao menos um roubo na sua vida e por isso um seguro é sempre bom! O valor não é tão exorbitante e eu recomendo a Kertzmann. O site deles não é lindo, mas eles recebem inúmeros elogios no mercado pelos profissionais da área. Eu tenho um seguro deles e prometo, não estou recomendando-os para ganhar comissão… De fato, sequer possuo um sistema para recomendar e ganhar uns porcentos pingados!