Está difícil seguir com seus projetos pessoais e bater o ponto de manhã no trampo? Cansado de perder prazos de um lado ou do outro? Está pensando em desistir de um dos dois? Calma! Seus problemas acabaram! A vida de freelancer que tem um trabalho fixo não é nada fácil, mas com um pouco de planejamento é possível seguir com seus projetos pessoais e o trabalho fixo.

1. Organize-se

Organização é necessária para qualquer trabalhador, mas mais ainda para quem tem dois trabalhos, sendo que um deles requer muita auto-disciplina. Use e abuse de apps, programas de computador, agenda, post-it na geladeira, que te ajudem no sentido de manter você organizado e consciente com relação aos prazos.

2. Não pense “meu trabalho” e “meus freelas”

Pensar em termos de “meus freelas” e “o trabalho” é uma armadilha, fazendo parecer que um deles é mais importante e que um atrapalha o outro. Você acaba competindo consigo mesmo e pode até ganhar de um lado, mas perde do outro. Trabalho é trabalho.

Estabeleça e obedeça horários para os seus freelas assim como faz no seu trabalho fixo. Outra forma interessante é manter seus compromissos de freela e do trampo na mesma agenda ou organizador, isso faz com que você visualize e tenha uma melhor compreensão do tempo disponível que você tem para suas tarefas, evitando que pegue mais freelas do que consegue dar conta, por exemplo.

3. Seja seletivo nos freelas

A grande vantagem dos freelas é você poder escolher a carga de trabalho e o tipo de trabalho. Você não pode fazer tudo. Então, como priorizar os freelas? O critério “quem paga mais” só deve ser usado se você estiver precisando do dinheiro de forma mais urgente. Caso contrário, dê preferências aos freelas que vão fazer você expandir seus negócios e sua network (ex. pegar novos clientes) ou o seu portfólio (ex. freelas que te desafiem na criatividade e habilidades).

4. Delegue

Não só por uma questão de tempo, mas porque você precisa estar com a mente fresca para resolver os problemas que ninguém pode resolver por você. Portanto, para cada projeto, avalie o que é possível se delegado para outros e planeje quem fica responsável pelo quê. Estabeleça prazos para as pessoas e lembre-se de registrar tudo para poder monitorar o andamento do processo.

5. Descubra que tipo de trabalho você faz melhor em que parte do dia

Você prefere planejar seus projetos à noite ou de manhã cedo antes do dia começar? Mesmo no trabalho fixo você pode ter uma certa liberdade de organizar a maneira de como você trabalha. Descobrir o seu ritmo pessoal de trabalho faz aumentar a sua eficiência e consequentemente sua produtividade.

Lembre-se, no entanto, que estas foram algumas sugestões genéricas. O importante é você encontrar um equilíbrio que funcione para você. O equilíbrio vai se manifestar no aumento da qualidade da sua produção e na diminuição do estresse no seu dia a dia.