Ok, a sua formatação está pronta, com projeto piloto feito, já se sabe como montar as Unidades, manuais prontos, equipe de treinamento formada, ufa... Foi bastante trabalho até aqui. Porém, antes de iniciar o processo de expansão da sua Rede, um membro dos mais importantes deverá se juntar à sua equipe: o (a) Consultor (a) de Campo. É o Consultor de Campo que vai garantir que todas as Unidades de sua Rede de Franquias trabalhem em uníssono, respeitando as regras da franquia e garantindo que o nome da sua Marca que custou tanto tempo a ser formada, permaneça intocado. A figura do consultor deve ser sempre bem-vinda às Unidades das franquias, pois ele está ali não apenas para auditar, mas também para ajudar e instruir o franqueado nos mais diversos procedimentos diários, sempre visando o resultado no bom desempenho do estabelecimento em questão. [caption id="" align="alignnone" width="640"] Marca: é preciso cuidar com carinho para ela aprender a andar sozinha[/caption] Itens como: aspectos físicos gerais do local, aspectos físicos e comportamentais da equipe de trabalho, faturamento e boa gestão de retaguarda serão sempre analisados. Por isso, esse profissional tem que ser bem treinado, com material de suporte para suas visitas, visto que será com ele, grande parte do relacionamento entre franqueador e franqueado. Se você conseguir para esse cargo, alguém que já conheça muito a sua empresa e que já fazia parte de algum processo similar, melhor ainda! Seu consultor de campo deverá agirá como:
  • Auditor;
  • Consultor de Vendas;
  • Consultor Financeiro;
  • Motivador;
  • Treinador
Bem, se você já está com medo só de pensar em encontrar um profissional que atenda a todas essas funções com maestria, uma boa saída é dividir essa consultoria em duas partes:
  1. Um primeiro profissional para lidar com aspectos práticos e que podem ser auditados com um simples check-list em mãos;
  2. Um segundo profissional com experiência em gestão de pessoas
Ambos são fundamentais para uma boa Consultoria de Campo na sua Franquia. Por isso, analise com calma todos os aspectos envolvidos na hora de escolher o profissional que fará esse papel tão importante na sua Empresa.
zp8497586rq