[ratings] noturno_500 Vez por outra somos visitados por DVDs de papel. Eles surgem vagarosamente por entre prateleiras e bancas de “mais vendidos” desde o dia de seu lançamento nas mega-livrarias dos shoppings ou aeroportos, prometendo algumas horas de entretenimento fácil. Se o que virá será suspense, terror, comédia ou drama, pouco importa. Os DVDs de papel são como buracos-negros, grandes pólos atratores de leitores, crítica e resenhas avulsas.

Aliás, como essa.

Um exemplar dessa curiosa estirpe dos DVDs de papel foi concebido por Guillermo Del Toro e Chuck Hogan e se chama Noturno[bb] (The Strain). Diz-se o primeiro de uma série chamada “Trilogia da Escuridão” onde o mito romântico dos vampiros (tão em voga em função do água com açúcar Crepúsculo) é destruído (ou seria dês-contado?) por uma nova praga biológica que consome a cidade de Nova York em menos de uma semana. A narrativa, beeeem arrastada no início, ganha certo ritmo a medida que as criaturas se manifestam pela cidade. Muito desse ritmo acontece em função do fascínio pelo mundo das criaturas e, digamos, de uma verdade crua e animalesca do mundo que o autor tem. Labirinto do Fauno[bb]? Pois é. O livro, mesmo que só aconteça por enquanto na cabeça de quem o lê, transpira à direção de arte do filme. Outra coisa que acho que podemos destacar na honestidade da estratégia de lançamento de Noturno. Antes de Best-seller, antes de oportunista pós-Crepúsculo e Pré-Lua nova, ele se assume como um imenso roteiro a ser pré-testado como livro. Isso é interessante de se salientar pois envolve questões muito em voga hoje em dia, como estratégias de Story Telling, por exemplo. Para quem não ligou o nome à pessoal, Story Telling é o nome marketológico das coisas que Lost, Fringe, Heroes e quetais fazem pelo mundo da Web, games e quadrinhos. ou seja, um bom conto, com vários pontos aumentados em plataformas tão variadas como TV, Web e Gibis assim como com autores tão livremente escolhidos como roteiristas, fãs e outros sites especializados. Assim, seguindo a tendência, Noturno teve book-trailers com atores e cenas chave registradas com apuro de, pelo menos, um bom filme B. Teve ainda entrevistas com cara de extra de DVD, do próprio Guilhermo Del Toro, reproduzida logo abaixo. E terá, com certeza e em pouco tempo, um filme perto de você.

Outros DVDs de Papel

Mas Noturno não está sozinho. Vez por outra eles surgem como disse. Alguns deles já vimos na tela, outros gostaríamos muito de ver: lindadotempo codigo anjostroia