Entre a segunda quinzena de dezembro e os primeiro mês do ano, normalmente quando estou de férias, diminuo a quantidade de horas conectado em nome de uma limpeza mental associada, mui intimamente, à literatura. E vez por outra apareço aqui comentando obras de Borges[bb], livros caça-níqueis madalenistas (uma delícia de se ler sem compromisso) e coisas mais contemporâneas como as do Johnatan Safran Foer. A novidade desta vez fica por conta do "A Sombra do Vento" do espanhol Carlos Ruiz Zafón. [ratings] zafonConsiderado uma grata revolução atual, o espanhol radicado em Los Angeles nos premiou com uma obra plural. Sem se prender a academicismos que tolheriam sua forma, investe em vários fios narrativos, ora no tempo presente, ora no passado e, o grande achado, num tempo contínuo. Estilisticamente também se mostra versátil ao misturar o romance policial com o folhetim, que caíram muito bem na Barcelona pós-guerra. À semelhança daquelas bonecas russas que você vai tirando uma de dentro da outra até não poder mais, "A Sombra do Vento", me arrisco a dizer, apresenta três histórias que se entrelaçam como uma cadeia de DNA... A primeira nos leva ao Cemitério dos Livros Esquecidos, onde o jovem Daniel Sempere, conduzido pelo pai pelos labirintos desta estranha confraria encontra um exemplar de "A Sombra do Vento" do enigmático e semi-desconhecido Julián Carax. A segunda é a própria vida de Julián que Daniel vai desvelando ao longo de toda sua infância e juventude através de peças coladas e que remontadas guardam mórbida semelhança entre tempo presente, passado e continuo. A terceira história, esta do tempo contínuo, pulsa dentro das obras de Julián como combustível para a transformação do próprio Daniel, que vive suas conquistas e desilusões num mundo cercado de livros (é ajudante do pai na livraria da família), histórias e finais nem sempre felizes. Vale a leitura, principalmente se você é fã dos livros e pode até jurar que eles têm personalidade própria.