Fala Freela! Tudo bem? Algo maravilhoso que gera grandes benefícios a curto prazo é a simplicidade. Ela facilita muito as tomadas de decisões, te deixa mais ágil, mais objetivo e mais leve.  Como já dizia Leonardo da Vinci: “A simplicidade é a sofisticação final”.

O complexo e o complicado

O mundo é complexo, mas atenção: não confunda com complicado. A gente é que complica. Entenda a diferença: no mundo não estamos fragmentados, separados por partes. Antes disso, estamos entrelaçados, intrincados, daí o significado da palavra “complexo” formada por “com” que significa junto, mais “plectere” que significa tecer, entrelaçar. Tecer junto. Já complicado é algo embaraçado, confuso, de difícil solução.

O simples e o simplista

Simples não é o oposto de complexo, mas o oposto de complicado. A simplicidade é a ausência de extravagâncias, de exageros que são como armadilhas que te impedem de atingir os seus objetivos.

Não confunda também uma pessoa simples com uma pessoa simplista. Este deixa de lado aspectos fundamentais dos objetivos, enquanto uma pessoa simples tem a capacidade de filtrar aquilo que não acrescenta valor e concentra a sua energia naquilo que é necessário para cumprir seus objetivos. Ser simples exige inovação!

single_tree_remaining_with_nesting_dove_after_forest_denuding

O freelancer e a simplicidade

Todo freelancer precisa considerar a importância da simplicidade, uma vez que a estrutura do trabalho deve ser mais enxuta e ágil. Desenvolva a cultura da simplicidade, tente identificar os exageros nos processos, na organização, nas ferramentas. O que realmente é essencial para você realizar o seu trabalho? Pense! Será que você precisa realmente de tudo isso?

Diminua um pouco a velocidade e simplifique. Vivemos “pilhados” na loucura, e isso atrapalha a nossa percepção. Aprenda contemplar as coisas que realmente importam: sua família, os amigos, suas conquistas e seus projetos.

Se deseja ganhar altitude em sua vida freelance, tenha coragem de jogar fora o peso extra! Simplifique!

Para simplificar ao extremo eu recomendo o FalaFreela#94 com 9 dicas para um dia feliz.

E você? Como é o seu estilo de vida atual? Tem simplificado ou complicado seu trabalho? Deixe seu comentário sobre o tema! Compartilhe também nas redes sociais! Até a próxima!