Complicado? Mas foi essa a conclusão que me bateu depois de assistir aos miniclipes do filme 1999 AD, produzido pela Philco Ford Corporation, em 1967. Os clipes que consegui pescar estão melhor explicados abaixo, mas, gostaria de destacar:
  • Que se você é fã de teorias conspiratórias, perceba que os conceitos já estavam todos lá. E-commerce, e-mail, chat. Aliás, do clipe sobre a cozinha do futuro a interface do computador é de uma semelhança quase incômoda com o iChat. E aí, continue pensando que o Minority Report é a cara do Microsoft Surface. Ou como que o 1999 AD não é praticamente uma continuação dos vídeos da Hanso Foundation? Então, eu pergunto: qual será o REAL estado de coisas em que estamos hoje?
  • A família nuclear já se foi há alguns anos como único modelo dominante e o macho da casa é totalmente anacrônico com suas caras e bocas frentes aos gastos da mulher quando hoje elas ganham mais do que a gente, e tudo certo, estamos aí com a barriga no fogão amarradões. Teve que comer rosbeef gelado, mané.
Vamos aos clipes: No primeiro falamos de uma pegada mais conceitual, numa conversa entre menino e mamãe “amarican-way-of-life” LINK
No segundo, como Mamãe Philco faz suas compras ao melhor estilo Submarino.com LINK
E para fechar a cozinha do futuro LINK
1967, 1999, 2001, 2007 e 2040 Há 6 anos atrás a história do século XXI começou a ser reescrita por um ato assustadoramente grandioso e midiático. Eu estava em minha mesa na saudosa produtora 2PG e uma ligação deste amigo aqui alertou a todos na criação: um monomotor havia batido na primeira torre. Minutos depois, olhando atônito para meu colega de mesa, comecei a catar os sites jornalísticos, liguei para a patroa que trabalhava com TV ligada e constatamos todos, atônitos, a história toda. O dia parou. Todos os sites de notícias também. Eu descobri a blogosfera e o poder dos blogs na hora em que caiu a primeira torre, acompanhando tudo pelo Debbie na Gringolândia. Em função desta lembrança e do que vimos hoje, refaço a pergunta: Quando assistiremos o 2040 AD? E o que ele trará?