sockeye-salmon (1)

Fala freela! Tudo bem? “Tudo flui” é o que acreditava o filósofo Heráclito (540-480 a.C.). Segundo seu pensamento, tudo está em movimento na natureza, em constante transformação, daí sua celebre frase "Ninguém entra em um mesmo rio uma segunda vez, pois quando isso acontece já não se é o mesmo, assim como as águas que já serão outras”.

É importante contextualizar que na antiguidade clássica não se tinha a mesma ideia de “matéria” que temos nos dias atuais. O que se buscava era entender a origem de todas as coisas. O que me chama a atenção no pensamento de Heráclito é o fato dele ter percebido em sua época toda essa transformação, a fluidez da natureza.

Já reparou como as pessoas estão se tornando imediatistas, individualistas e superficiais?

Já na atualidade, não apenas a “matéria” mais todo o "ser" está em constante transformação. A velocidade e quantidade de informação que se recebe todos os momentos e a forma com que as pessoas estão se relacionando, tem acelerado esse processo. Algumas mudanças são irreversíveis, outras passarão. Muitas são positivas, como a democratização da informação que tem ampliado o conhecimento.

Outras são negativas. Já reparou como as pessoas estão se tornando imediatistas, individualistas e superficiais? Talvez, pela facilidade com que se consegue as coisas, daí não se dá valor.

[related-posts]

Quer um exemplo dessas mudanças? Observe as pessoas em um lugar público, um ponto de ônibus ou uma praça. A maioria está plugada em seu smartphone, imersa em seus aparelhos, incapaz de perceber as pessoas e o ambiente ao seu redor.

Essas transformações têm acontecido rapidamente e não importa a classe social ou o nível cultural, todos estamos sendo afetados por esse padrão de comportamento e estamos gostando! O fato é que nem o “rio” e nem “nós” somos os mesmos!

Essas mudanças precisam ser percebidas na óptica pessoal e comunitária. E nesses novos tempos, como freelancers e empreendedores, atuando nas mais diversas áreas, criando produtos, desenvolvendo tecnologias, gerando conteúdo devemos ser influenciadores nesse processo, colaborando para que tudo isso um dia faça as pessoas mais felizes.

É isso! Algumas observações que tenho feito sobre as pessoas e como elas estão lidando com as transformações de nosso tempo. Espero estar contribuindo de alguma forma com você, fique a vontade pra comentar, contestar, opinar o importante mesmo é participar e se puder compartilhe em sua rede! Um abraço e até a próxima!