Existem momentos na vida em que sentimos que algo está errado, mas não sabemos o porquê. Às vezes, achamos que sabemos o motivo, mas estamos enganados. Nos momentos nos quais sentimos esta mudança interna ocorrendo, se não buscarmos ajuda, ela vai acabar passado, mas depois de algum tempo ela volta, assim como ondas. E quando olhamos para nosso passado, percebemos que nada mudou. Veja abaixo algumas dicas simples porem muito efetivas para promover a mudança em sua vida. como-fazer-mudanca-acontecer-1

Consciência

A maioria das pessoas nem sempre tem consciência do que querem para as suas vidas. Apenas vivem no fluxo natural, indo com a corrente, realizando na maior parte do tempo o que os outros querem. Eu era uma dessas pessoas. [related-posts] Mas, de alguma forma, em um momento surgiu a consciência do que eu queria e, a partir deste momento, percebi que não conseguiria permanecer na inércia em que eu estava. Precisava despertar uma atitude diferente. Eu trabalhava com Tecnologia de informação (TI) e percebi que ficava irritado facilmente com os problemas que ocorriam e com as solicitações que eram feitas pelos outros funcionários. Outro fato que me levou a perceber que algo estava errado foi a dificuldade que tive para me graduar. Ingressei em várias faculdades e, de tempos em tempos, trocava de curso, mas continuava na área de TI. Portanto, se você estiver muito irritado frequentemente ou perceber que as coisas que você faz acabam por se arrastar por muito tempo, é um grande sinal de que mudanças são necessárias.

Aprendendo a falar "NÃO"

como-fazer-mudanca-acontecer-2     O primeiro passo para deixar de seguir a corrente dos outros foi aprender a falar "não". Durante minha infância, aprendi a respeitar todos, sempre obedecer aos mais velhos e fazer tudo para ajudar a todos. Em função disso, cresci com a cultura de que devemos sempre agradar a todos e esquecemos o que realmente queremos. Muitas coisas que fazemos é por que não sabemos como falar "não". Após aprender que não precisava falar sim para tudo, consegui ganhar mais tempo para realizar minhas vontades e consequentemente fiquei menos irritado. Hoje, se alguém me pede algo como formatar um computador, coisa que todo mundo pede (incluindo familiares, amigos, e conhecidos) só porque você trabalha com T.I. sei como falar “não” sem me sentir culpado por isso.

Enfrentando os obstáculos

como-fazer-mudanca-acontecer-3   Inicialmente me deparava com vários obstáculos que me impediam de planejar como iria alcançar meus objetivos. Uma hora era falta de tempo, outra era falta de dinheiro, trabalhos para entregar, etc. Em algumas vezes chegava até a pensar que fazer outra coisa diferente da minha vida seria impossível, e eu deveria aceitar meu destino. Aprendi a planejar cada etapa para alcançar meus objetivos, que por fim atenderiam meus valores. Eu pensava: "Por que para alguns a mudança parece tão fácil?" E olhando essas pessoas mais de perto, vi que nada é tão fácil. A diferença é que elas iam à luta, não tinham medo de arriscar. Ao contrário de minha personalidade pé no chão. Eu preferia ter uma vida estável, um lugar para morar, do que fazer as coisas que eu queria. Não que eu tenha deixado de ser “pé no chão”, mas agora tenho ariscado mais.

Procurando Ajuda

como-fazer-mudanca-acontecer-4   Foi no pico de uma dessas ondas de mudança que decidi procurar por ajuda. A primeira foi fazer o Workshop Quest em São Paulo, realizado pela Coach Profissional Juliana Monteiro de Carvalho, uma amiga de infância e sua parceira Andrea Cruz. O engraçado é que, até há alguns anos, eu não acreditava em coaching. Que bom que mudei de opinião! Neste workshop descobri o motivo de minhas inquietações, aprendi quais eram meus valores, minhas prioridades, como lidar com todos esses assuntos e também o que fazer a partir desse momento do auto-conhecimento. Aprendi a planejar cada etapa para alcançar meus objetivos, que por fim atenderiam meus valores. E aprendi que depende muito mais de mim do que das outras pessoas.

Continue pedindo ajuda

como-fazer-mudanca-acontecer-5   Após esse workshop, já tinha muitas coisas planejadas. Então era hora de arregaçar as mangas e entrar em ação. Passei a falar para todos quais eram os meus objetivos e quanto mais eu falava, mais ajuda aparecia. Luana, minha outra amiga me convidou para um jantar junto com outras pessoas para falar sobre minhas ideias. Durante toda a noite muitos assuntos produtivos e dicas surgiram.

Ouça mais podcasts

como-fazer-mudanca-acontecer-6   Uma das dicas que me ajudaria muito sobre me manter atualizado era ouvir podcasts. Assim eu conseguiria me manter informado do que ocorre na nova área que escolhi seguir. Passei a ouvir os podcasts do B9. Ouvia todos os dias, todas as horas, no trabalho, no almoço, na academia, na faxina de casa, etc. Então percebi que poderia trabalhar como freelancer. Procurei sobre podcasts que falavam desse assunto. Foi então que encontrei o FalaFreela. Após ouvir todos os episódios do programa, alguns mais de uma vez, já tinha um grande conhecimento de como alcançar essa nova etapa de minha vida. E eu aconselho sempre ouvir algo de seu interesse, para manter a motivação, como se o podcast fosse um personal trainer que incentiva o aluno a fazer mais uma repetição de algum exercício, ou a correr mais alguns quilômetros, ajudando a não se esquecer de seu objetivo.

Processo contínuo...

como-fazer-mudanca-acontecer-7   Hoje, tenho ideia de onde quero chegar e tenho os caminhos iluminados para chegar lá. Tem dias em que percorro grandes distâncias. Em outros, dou apenas alguns passos, mas sei que estou progredindo. Muitos obstáculos irão surgir, vou desviar deles ou enfrentá-los e então continuar. Quando olho para meu passado agora, vejo que consegui avançar muito em direção aos meus objetivos. E que quando eles são alcançados, novos acabam surgindo. Se você leu o texto até aqui, parabéns! Isso é um sinal de que você já possui a consciência necessária para perceber que mudanças são necessárias na sua vida e que você já está buscando ajuda. Mas não basta apenas ficar nesta leitura e depois entrar em algum site de entretenimento ou então no Facebook para se distrair, tá? A partir desse momento é preciso foco, lutar pelo que você quer, pois o tempo passa muito rápido e só temos essa vida para fazer acontecer. Gostaria de saber de você, que está buscando por mudanças, quais são seus obstáculos para não conseguir fazer o que você deseja?