Introdução

Engana-se quem pensa que é o preço mais baixo. Ou aqueles que acham que é apenas uma boa apresentação pessoal. Muito errado está, ainda, quem jurar que o Profissional Freelancer de maior sucesso é aquele com a parafernália tecnológica da moda. Não meus caros. O grande diferencial é o de estabelecer uma marca pessoal intransferível, única, de fácil memorização, divulgação e pronúncia. Não estou falando de um belo logotipo: criar e gerenciar sua marca pessoal transcende formas e formatos que possam ser registrados em qualquer suporte que não seja, em última instância, sua existência num mercado tão competitivo. O que quis dizer no segundo parágrafo é que a marca pessoal é você. Seu comportamento, sua postura crítica frente aos desafios do seu tempo e, claro, seu talento e habilidade profissionais e o trato financeiro que você tem com tudo isso junto.

Mas vamos por partes

Na verdade cinco partes. Inicio hoje uma série de cinco artigos com a discreta ambição de ajudar a quem está chegando agora a construir esta marca pessoal. Não cometeria a arrogância de dizer que pretendo publicar um manual ou ainda esgotar o assunto. A idéia aqui é usar exemplos simples e fornecer dicas gerais de como a aventura de construção de uma marca pessoal pode se converter em algo com alguma chance de sucesso. Não, meu caro, não me considero um case. Pelamordedeus. Muito pelo contrário, sou um eterno potencial num trabalho sempre "in progress". E talvez seja esta minha marca, certo? E por falar nisso...

O que é uma marca? Rascunhos conceituais

O termo gerenciamento de marca, como conhecemos hoje, e se não me falha a memória e minhas fontes foi cunhado por um executivo da Procter & Gamble chamado Neil H. McElroy, em 1931. Preocupado com a falta de diferenciação entre os produtos da empresa não só frente aos concorrentes, mas entre eles mesmos; sugeriu, num memorando interno, que fosse criado um time de pessoas devotadas a estabelecer e trabalhar estes diferenciais. Diferenciação, portanto, é onde tudo começa. O trabalho deste pessoal, ainda no início do século XX gerou o que chamamos hoje de "Gerenciamento de Marca". Se pudéssemos fazer uma transferência entre estes conceitos e nossa vida no dia a dia, poderíamos dizer que um dos primeiros passos é colocar num papel a lista de atributos através dos quais a entidade você-marca deverá ser reconhecida. Muita atenção: evite a armadilha fácil de querer criar ou inventar atributos que não estão em você. Ou pior: moldar atributos valiosos que você tenha em função de uma demanda pontual no mercado. Pense neste primeiro momento na consistência, transparência e força que atributos únicos podem representar para a você-marca que está criando.

Sugestão de lista de atributos

Bom, mas já que o primeiro passo é criar a tal lista...vamos lá a uma sugestão básica. Pense em alguns atributos que você considera únicos em sua atividade, mas num âmbito geral. Vamos supor que você é fotógrafo[bb]. Sua lista poderia ser assim:
  • Olhar o mundo de forma diferente
  • Fazer história com um click
  • Curiosidade
  • Senso de estética
  • Poder trabalhar de forma independente
  • Apuro técnico...
Agora, faça uma segunda coluna ao lado dessa com os atributos que VOCÊ tem de mais forte. Preste atenção: antes falamos do mercado e agora estamos falando de você. Vai lá, eu espero. Vou assistir a este vídeo aqui sobre este assunto enquanto você faz a lista, tá?

Comparando sua atividade e você

Estamos muito próximos de completar nosso primeiro passou: a lista de atributos com a qual você começará a trabalhar sua marca. De um lado você tem aqueles atributos de sua atividade, de outro a sua. Agora veja o que existe em comum entre uma e outra. Vamos super que, da lista inicial do exemplo aí de cima, você notou que três são seus também:
  • Olhar o mundo de forma diferente
  • Senso de estética
  • Apuro técnico...
O que eu indicaria para um Fotógrafo Freelancer que tivesse a capacidade de olhar para o mundo de forma diferente, um senso de estética apurado e a técnica em dia? Trabalhar com arte, por exemplo. Ou com uma editoria especializada em fotojornalismo histórico, sabe? Mas, não vamos nos adiantar. Porque, depois da lista de atributos está na hora de nossos...

Próximos passos

Em nosso próximo post vamos atravessar uma ponte que nos leva de uma lista de atributos para o valor percebido que se pode tirar deles. O apuro técnico combina com um logo feito de qualquer maneira? A curiosidade combina com opiniões estagnadas sobre os conflitos no Oriente Mèdio? Não percam...
A imagem que abriu este post é de uma Ânfora Grega. Lembrei que li em algum lugar que para diferenciar a qualidade do vinho que ia acondicionado dentro delas, os produtores moldavam ao fundo marcas características. Pegou? Ahn? Ahn? O que vale é não só o conteúdo mas como você o torna perceptível para seus clientes!