Glen & Al
Creative Commons License photo credit: russelljsmith A vida do Profissional Freelancer é cheia de detalhes e decisões, muitas delas registradas muito bem aqui no Carreirasolo.org. Só que cinco anos depois de seu lançamento, essas dicas e experiências tão importantes começaram a ficar esquecidas, no praticamente inescrutável mundo dos arquivos. Para ajudar você a recuperar essas informações e, claro, mostrar para todos que temos muuuuito conteúdo sim senhor, a série 10 Posts e um Tema abordará toda terça e quintas-feira 10 posts relevantes sobre um determinado assunto. Procurarei englobar um pouco de tudo o que produzimos, de posts a entrevistas, de pensamentos a podcasts. Como estamos no início estarei eu mesmo sugerindo os temas. Mas, nada impede que vocês dêem um reply no twitter indicando um tema sobre o qual gostariam que fosse feita a seleção de posts. Em sua primeira edição, eles, sem os quais nada disso vale a pena: nossos clientes.
  • 1. Encontrando os clientes por e-mail A ferramenta profissional por excelência, o e-mail tem lá seus segredos. Quando bem feito é uma arma poderosa, quando não, também só que apontada para o lado errado.
  • 2. A primeira vez com seus clientes Eu, Humberto Oliveira e Carolina Vigna-Maru abrimos o jogo contando no vigésimo terceiro episódio do FalaFreela como foi que encontramos nossos primeiros clientes. Vale a ouvida (se você ainda não ouviu) para entender um pouco como Profissionais Freelancers encaram, entendem e tratam os seus.
  • 3. Carteira de clientes A carteira de clientes (o grupo de empresas que assinam com você) é fundamental para o Freelancer se profissionalizar. Neste post passamos alguns detalhes sobre como consolidar a relação com este grupo de empresas.
  • 4. Qual o tipo de cliente melhor para você? Num post completo como só Barbara Axt sabe fazer, você aprenderá como selecionar seus clientes. Como ela mesmo diz "nem sempre o que paga mais caro é o melhor". Descubra por quê.
  • 5. Clientes que desaparecem Post praticamente de utilidade pública onde damos dicas para este momento delicado onde o cliente quer falar e você, que ainda é freelancer part-time, não pode atender.
  • 6. Seja professor do seu cliente Nessa análise de uma cartilha sobre importância do design como ativo estratégico, fazemos algumas considerações sobre como é importante manter o tom didatico com nossos clientes. O link em si também é uma excelente pedida.
  • 7. Como dar más notícias a seus clientes Humberto Oliveira passa dicas importantíssimas sobre como abordar questões delicadas como atrasos no projeto e aumento de orçamento num post que é uma mão na roda.
  • 8. Cativando para atender sempre A grande lei do atendimento freelancer pode ser resumida da seguinte forma: prometa 80% do que pode e entregue 120% do que consegue. Neste post Humberto Oliveira traz um exemplo prático de como um pequeno vídeo garantiu mais projetos e rendimentos.
  • 9. Aprenda a enxergar o orçamento verdadeiro que o cliente dispõe Mais do que orçar (que por si só é um grande desafio) o post fala sobre técnicas do "saber sem precisar perguntar". Apresentamos abordagens e perguntas qu epodem ser feitas para você sacar o quanto realmente seu cliente pode/quer gastar para orçar seus projetos sem perder dinheiro!
  • 10. Como mandar um cliente embora Toda relação, por melhor que seja, uma dia chega ao fim. E com os clientes não é diferente. No post, Humberto Oliveira conta como identificar o momento em que, sem cerimônia você pode demitir os seus.