O post sobre a implantação do projeto "Anywhere Working" me levou a procurar informações primárias sobre a questão. Na hora lembrei da amiga Barbara Axt, moradora da cidade há alguns anos e jornalista de primeira. Acompanhem o relato da Baxt sobre as tendências londrinas de trabalho remoto:
Por aqui trabalhar de casa é uma coisa perfeitamente normal. Claro que em algumas áreas isso é mais frequente do que outras (tenho um amigo programador que só tinha que ir no escritório uma vez por semana para uma reunião - ou menos). No meu último emprego, meu editor trabalhava de casa às tercas e quintas - ele morava em outra cidade, e o transporte para Londres é um pouco demorado e muito caro, por isso o arranjo. Também é comum que as pessoas morem em "commuting cities," cidades que ficam a mais ou menos uma hora de trem do centro de Londres - as pessoas vão para esses lugares para comprar casas maiores, mais confortáveis para famílias. Na minha empresa também tinha um "contingency plan", que é justamente esse plano de contingência que você mencionou. Eles criaram um esquema para que as pessoas tivessem acesso à rede da empresa de casa (claro que era preciso fazer registro, era um pouquinho complicado) e uma série de outras providências para que a empresa não perdesse muito dinheiro caso as pessoas não pudessem ir para o escritório. Por exemplo, durantes alguns dias houve protestos na City (o centro financeiro) e a empresa falou que quem pudesse, era preferível trabalhar de casa. Uma outra vez faltou luz no prédio, e ainda existem casos em que neva e os transportes param de funcionar, ou de greve de trens (o que torna impossível para esse povo das commuting cities chegar no escritório). Ou seja, permitir que os funcionários trabalhem de casa é uma econimia gigantesca para empresa, que mantem as coisas funcionando normalmente mesmo quando acontece alguma coisa. Além disso, as pessoas não têm empregados e babás, então quando uma criança está doente, ou quando a pessoa tem que esperar o encanador, é preciso ficar em casa. Mais uma vez, é melhor que esse funcionário possa trabalhar de casa do que perder o dia. Enfim, é mais ou menos isso. Eu acho isso ótimo, e ano que vem com as Olimpíadas o transporte por Londres vai ficar ainda mais complicado que já é, então essa iniciativa de estimular o trabalho remoto é bem inteligente.
Interessante, não? Quem tiver seus relatos, pode comentar aí embaixo também. One And Other 4th Plinth Trafalgar Square Creative Commons License photo credit: AndyRobertsPhotos