Nos últimos anos, o crowdfunding – também chamado de financiamento coletivo - se espalhou rapidamente pelo mundo como uma maneira alternativa de financiar projetos de qualquer caráter. Nele, os investidores de um projeto recebem uma recompensa ou brinde que varia de acordo com o valor investido – geralmente o próprio produto financiado ou uma amostra exclusiva. Essa modalidade de subvenção agregada, que tem a cara da era da internet, tem ajudado a tirar do papel projetos dos mais variados, de livros e discos a aplicativos revolucionários. equity_crowdfunding  

O que é equity crowdfunding?

O equity crowdfunding surge como uma variação do modelo tradicional. Nele, o contribuidor não recebe recompensas, mas ganha uma participação acionária na empresa em troca do investimento.  É uma mão na roda para os empreendedores que estão longe dos grandes centros urbanos, já que o processo é 100% online, diminuindo custos de possíveis viagens para encontro com investidores Basicamente, o empreendedor cadastra sua startup em uma plataforma de equity crowdfunding, informa quanto quer e o que fará com o dinheiro (alguns sites oferecem aconselhamento na definição de valor de mercado da startup e calculam o percentual a ser vendido a sócios). Então, os investidores que desejam comprar participações nas startups fazem aportes e, se a empresa prosperar, os investidores podem ganhar dinheiro de três formas: pagamento de dividendos, compra por outra empresa ou abertura do capital.

O que considerar antes de abrir uma empresa e procurar sócios-investidores

Será que o investimento é necessário?

Sua empresa realmente precisa se expandir rapidamente? Analise os prós e contras de envolver investidores no processo de crescimento do seu negócio. Lembre-se que se obtiver ajuda no início, terá que dividir as conquistas. Caso você decida que os investimentos serão benéficos, comece a aquecer os investidores antes mesmo de lançar a campanha. Prepare uma página com todas as informações sobre a startup e apresente sua ideia da forma mais clara possível. Peça feedbacks, só assim você saberá se a ideia está sendo bem aceita.

Escolha a Plataforma de Equity Crowdfunding

No Brasil, a cultura de investimento em empreendedorismo está crescendo e, por isso, já existem plataformas especificas para o equity crowdfunding - são muito similares, a diferença entre elas é no modelo de negócio, onde cada plataforma tem uma maneira distinta em seus termos e cobranças aos empreendedores e investidores. Por isso, é importante que o empreendedor pesquise todas as plataformas para encontrar aquela com que melhor se identifica. Após definida a plataforma, defina quem será seu investidor ou mentor que dará aval ao seu negócio e a sua captação. Essa pessoa precisa ser escolhida a dedo porque é ela que vai ser fundamental na hora da captação, aliás, parte do sucesso ou insucesso de uma rodada acontece em função deste líder. No seu perfil, conte a sua história, faça uma breve apresentação com fotos, vídeos, site, onde vai usar o dinheiro solicitado, quais são as possibilidades de saída e disponibilize métricas, gráficos e trações que possam mostrar o desempenho do negócio, apresente seus principais parceiros, seus mentores, investidores de rodadas passadas, parceiros e clientes estratégicos, receita mensal média, porcentagem retida pelos fundadores e outras informações.

Entenda o que é Rodada Privada ou Pública

Algumas empresas podem optar por não tornar a captação pública e disponibilizar os detalhes do negócio somente para investidores previamente selecionados.   Caso decida alcançar um público maior, a rodada deve ser aberta ao público e o material deve ser submetido previamente à apreciação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que regula a atividade no Brasil para dispensa de registro.

Divulgue sua Campanha

Esse tópico só será útil se sua campanha for pública e seu objetivo for angariar investidores. Use a base de contatos e clientes para divulgar a campanha e vá adicionando novidades no perfil. Atualize com frequência o perfil de seu negócio com novas métricas que demonstrem o seu progresso. Abuse das redes sociais como Facebook, Linkedin e Twitter. São veículos que contam com a ferramenta de compartilhamento para ajudar a sua campanha se espalhar. Além disso, mande e-mails direcionados para investidores qualificados explicando porque sua oferta é irresistível. Falar diretamente com alguém faz toda diferença entre o leitor ter interesse em abrir ou não um e-mail. É necessário tempo, empenho e persistência para encontrar bons investidores para sua startup – mas não é impossível. E aí, o que achou? Faria isso em sua startup? Comente!