Hoje, inaugurando essa nova fase do Carreira Solo, vamos falar sobre o que sempre causa muita dúvida para os freelas: quanto custa criar um contrato personalizado para a prestação de serviços? Antes de mais nada, vamos pensar juntos: será mesmo que eu preciso de um contrato? Surpreendentemente a resposta pode ser: não. E olha que esse é um dos meus "ganha-pão"! Ora, a última vez que foi comprar um pãozinho, se lembra de ter assinado um contrato? Ou quando levou seu carro ao mecânico? No máximo, pegou um orçamento. Contrato no papel? Duvido. Por outro lado, como já disse em outra oportunidade, existem casos em que, pela natureza do serviço, não é possível se cobrar um preço alto, o que coloca o profissional numa posição muito desconfortável. Ele deseja a proteção para o seu negócio, mas a sua margem é apertada demais para manter um jurídico disponível para protegê-lo. E, mesmo assim, certamente os custos para levar um contrato inadimplente para o Judiciário não compensam o dinheiro que recuperará. Mas, supondo que a SUA situação se encaixe em nenhum desses casos e que, de fato, você precise de um contrato bem estruturado e específico para o seu serviço. Bom, daí eu recomendo MUITO que contrate um bom advogado para te assessorar (eu conheço pelo menos um). Um contrato personalizado feito em conjunto com o cliente é uma excelente forma deste se proteger. Mas não é só. Um bom advogado, ao redigir um contrato como esse, estuda a empresa (atividade) de seu cliente e, muitas vezes, pode identificar falhas em seus processos ou vulnerabilidades que ele mesmo ainda não notou!
Ok, isso tudo é muito bonito, mas é como perguntar para um cabelereiro se você precisa de um corte de cabelo. O título do post é: Quando custa criar um contrato personalizado para prestação de serviços?
Bom, você pode imaginar que não é barato. Quanto você cobraria por um projeto que te demandará de 6 a 12 horas e te vincula ao cliente?
Vincula?
Claro, você não foi contratado, justamente, para escrever um contrato "livre de falhas"? Se o seu cliente se der mal por conta de uma falha no seu contrato, você não vai se responsabilizar? Obviamente que nenhum contrato é blindado, mas existem determinados erros que um advogado experiente não pode cometer, mas que você certamente cometeria se tentasse fazer tudo sozinho. Eu, por exemplo, cobro, em geral, de R$ 250,00 a R$ 400,00 a minha hora de trabalho e é com base nisso que faço minhas propostas de honorários. Faça as contas rapidinho pra ver quanto eu cobro por um contrato. Assustou? Pois é... fazer o quê, é meu ganha-pão. Todavia, para tornar a coisa mais interessante, em ALGUNS CASOS, eu topo acompanhar algumas negociações, dando assessoria durante a fase de fechamento e conclusão do referido contrato e prometo um, digamos, "desconto" para defender o cliente se AQUELE caso der problema na frente. Não é promoção. É simples lógica: eu JÁ conheço a empresa do cliente e SEI de qual contrato estamos falando. Portanto, dificilmente terei grandes "surpresas" em uma eventual ação judicial. Tudo bem, esse é o MEU modelo de negócios e como toco o escritório. Todavia, para sorte de vocês, tem muito advogado por aí. Somos o país com maior número de faculades de direito do mundo! Ache aquele que caiba no seu bolso e boa sorte!