Na vida de profissional Freelancer é preciso estar sempre um passo à frente das demandas de seus clientes. Se prometer 80%, entregue 120% e garanta novos projetos e muitas indicações.

Dica para freelancers que querem conquistar o seu cliente! O que você sentiria se, ao comprar um carro, o vendedor te desse de graça um CD player com MP3? No mínimo ficaria surpreso, não é? Eu também ficaria, uma vez que não estamos acostumados a ganhar nada facilmente. Mas ao passar por este tipo de experiência, logo criamos um vínculo emocional com este vendedor e certamente passaremos a dar preferência a esta concessionária quando precisarmos resolver qualquer tipo de problema com o nosso carro, e até mesmo quando for comprar um novo. Esta é uma estratégia usada há muito tempo por vendedores, e raramente vem à mente dos freelancers no relacionamento com os seus clientes. Se você ficaria feliz ao ganhar um CD player novo, fica fácil deduzir como seu cliente se sentiria ao ganhar um novo layout para o seu cartão de visita, após você ter terminado um grande projeto de redesign do site da sua empresa, não é mesmo? Por ser um freelancer, você depende muito mais de um relacionamento pessoal com os seus clientes do que se fosse uma empresa. E quando o cliente merece, deve ser tratado muito bem para garantir um fluxo constante de trabalhos no futuro.

Como conquistei novos projetos com apenas um vídeo

Recentemente, fiz um trabalho para um cliente habitual, e tive a oportunidade de usar esta técnica. Só para você entender melhor a situação, este cliente é um daqueles que devemos fazer de tudo para mantê-lo sempre feliz. Ele paga sempre em dia, frequentemente tem novos projetos e é muito fácil de lidar. Neste último trabalho, fui contratado para implementar algumas novas funcionalidades na intranet que havia desenvolvido há um ano atrás. Era um trabalho relativamente rápido, coisa de um mês, e como a empresa dele havia crescido e contratado novos funcionários, resolvi então fazer um vídeo de apresentação desta nova versão para que ele pudesse treinar o seu pessoal. A sua reação ao receber o vídeo não podia ser melhor, ele ficou super interessado na novidade e na forma como ela o ajudaria a treinar seus funcionários. Desde então, todos os projetos que tenho feito para ele sempre incluem um orçamento extra para a produção de vídeos de treinamento. Resumindo, as 6 horas que levei para produzir este fizeram com que eu conquistasse a fidelidade de um cliente e uma série de novos projetos. Um bom retorno por menos de um dia de trabalho, não acha?