A internet colocou na mão de qualquer um, poder suficiente para revolucionar cada um dos campos de conhecimento que ousamos inventar nos últimos 1.000 anos. Mas, como sempre vale aquela máxima de que “onde tem muita gente, tem gente de todo tipo”, o que seria apenas a criação de coisas novas e idéias revolucionárias, vez por outra, abre espaço para o simples delito da cópia irresponsável, do roubo de autoralidade, entre outras faltas.

O mais curioso é que republicar um conteúdo é bom

Em sua estrita definição replicar um conteúdo é excelente para todos os envolvidos. Aqui no caso do Carreirasolo.org, por exemplo, onde vivemos de solucionar dúvidas, republicar um de nossos posts ajuda, por ordem de importância: a) a outros Profissionais Freelancers que possam enfrentar a mesma dúvida; b) ao gestor do espaço que republicou o post, haja visto que agregou conteúdo cof-cof de excelente qualidade ao seu espaço cof-cof e c) e ao próprio Carreirasolo.org que ganha mais um voto, uma recomendação, através do link. (Todos juntos, rumo ao Page Rank 6!) Mas...se por um lado o autor tem seu trabalho divulgado e potencializado, por outro, quando não citado como autor, não recebendo o link, enfim, sendo desrespeitado, vê seu trabalho de apuração e edição daquele conteúdo ir por água abaixo, seu direito de autor sumir, e o desrespeito crescer.
  • Solicitar permissão sempre. O primeiro passo é um comentário, e-mail ou sinal de fumaça que indique que você tem intenção de utilizar o determinado conteúdo. Entrar em contato soma votos a seu favor. Eu mesmo já liberei a utilização de vários artigos a partir deste primeiro contato.
  • Não utilizar na íntegra. Uma regra de muito bom tom é utilizar apenas um sumário do artigo com o tradicional “Leia Mais”, com link para a publicação inteira. Você e o autor podem, inclusive, chegar a um acordo de troca de links. Aliás, algumas das plataformas atuais de publicação fazem isso automativamente, através da filosofia “pingback”
  • Citar a fonte sempre. Vale lembrar também que a fonte deve ser citada, com links diretos e pequena descrição quando for o caso
  • Verificar se o conteúdo tem licença Creative Commons. Muitos autores trabalham sob algum tipo de CC. Vale a pena dar uma olhada em todos os detalhes e lembrar que cada tipo de licença prevê um tipo de uso. Ah sim, e mesmo estando sob uma CC você não deve dispensar os três pontos iniciais, certo?
  • Se furar uma ou mais destas diretrizes, ficar preparado para chumbo grosso. A produção de conteúdo especializado é uma tarefa para poucos, requer habilidade, tempo e dedicação muito, mas muito grandes. Usar este trabalho sem a devida orientação pode fazer de você um Profissional mal visto num mercado que não pára de crescer. Fique atento, ok?

Todos atentos?

Só para fechar com um caso real, depois façam a comparação entre este texto aqui e este outro aqui. Acho que fica bem claro, né?