sextaprodutiva   Há os que se diferenciam pela especialização, ou aqueles que o fazem pelo preço mais em conta. Existem até mesmo os profissionais que ganham inacreditáveis pontos com seus clientes e contratantes por serem rebeldes e indômitos. Mas, o que você diria sobre o profissional com esta rotina diária?   Reparem no cuidado com as horas de sono, com o espaço para a descompressão e diversão. Reparem ainda na preocupação do escrutínio das horas, não misturando trabalho com leituras, por exemplo. Esta rotina, senhoras e senhores, meninos e meninas, é de ninguém mais, ninguém menos do que que Benjamin Fanklin. Ele mesmo, aquele da pipa com a chave pendurada que, além de choques (ou por causa deles) foi um dos fundadores dos Estados Unidos da América. Daí você me diz: faz diferença então ter uma rotina diária bem organizada e seguida à risca? Claro que faz. Até por isso aí vão algumas dicas

Descubra seu horário mais produtivo

Não tente seguir a rotina criada por outros. Até porque alguns são diurnos (eu, por exemplo funciono melhor de 7h às 16h) outros noturnos e outro notívagos. Procure, portanto, entender, medir e identificar em qual momento do dia você é mais produtivo. Depois, construa sua rotina ao redor destes picos de animação.

Não negligencie aspectos de sua vida pessoal

É importante separar momentos para ir ao dentista, buscar os filhos na escola, ouvir a cara metade na hora do jantar etc. Sua vida profissional não valerá muita coisa se, ao final do dia, você não puder estar fora dela.

Respeite as horas de descanso

Assim como é fundamental, ter prevista a hora de parar. Descanso não é só ir dormir não, viu? Você precisa ter pausas mentais para que o cérebro faça o que o diferencia: pegar as informações da memória diária e armazená-las nas áreas de memória duradoura, gerando assim novas conexões. Ou seja: é mais criativo quem descansa do que quem fica batendo nas mesmas teclas sem parar.

Dedique-se a cada coisa de uma vez

A rotina não é exatamente a lista de tarefas, embora possa ser um de seus itens. É importante, contudo, seguir um raciocínio semelhante ao encarar a rotina criada. Faça somente aquilo que está reservado para o momento. Se é hora de pesquisa, pesquise. Se é hora de contabilizar os ganhos e gastos da semana, seja o mestre da planilha. Se é hora de descanso, esvazie a mente. Mas não misture as estações.

Faça ajustes periódicos

Nem os 10 mandamentos foram escritos sem serem quebrados! Portanto, vá com calma, avaliando e reprogramando sua rotina quando você se sentir muito pressionado. Mas não confunda: todo combinado ou ajuste precisa de tempo para fazer sentido. Mudar de rotina todos os dias é não ter rotina alguma! Mas e aquele papo de cair na rotina? Isso não estraga tudo? Aguardo comentários!