Quando se é freelancer e o local de trabalho é um escritório dentro da própria casa é preciso, muitas vezes, fazer um esforço enorme para manter a concentração no home-office. A falta de concentração no trabalho em que se está realizando pode levar à um acúmulo de tarefas e, por fim, possíveis trabalhos atrasadas ou uma correria enorme para entregar tudo em dia nos últimos minutos. Dessa forma, a quantidade de trabalho produzido cai, levando a um menor retorno financeiro no final do mês. Sem contar que poderia sobrar mais tempo para seu descanso ou para os momentos em família. Diante dessa situação, em que a maioria dos freelancers enfrentam no início de sua carreira é preciso criar formas de como se manter concentrado durante o trabalho home office. Para ajudar você nessa busca de manter a concentração, separamos algumas dicas para serem aplicadas no dia a dia ou quando forem necessárias. Confira!

Fugir das distrações

Checar o Facebook de vez em quando, olhar o smartphone a cada 15 minutos e verificar o e-mail com frequência durante o trabalho. Essas são algumas distrações que fazem com que a concentração diminua e a produção caia. Você não percebe, mas um tempo precioso do seu dia é roubado por conta das redes sociais. Então, quando for sentar para trabalhar, não deixe abas de e-mail e redes sociais abertas no computador e desative as notificações do seu celular. Além disso, estabeleça um horário do dia para tirar um tempo e ver as redes sociais, mas não faça isso enquanto trabalha.

Técnica Pomodoro

Uma ótima forma de manter a mente mais concentrada é praticar a técnica Pomodoro. Ela consiste em fazer intervalos de 5 minutos a cada 25 minutos trabalhados. Depois de alguns ciclos desses, pode-se aumentar o tempo do intervalo. Assim, você vai dar uma pausa para a sua mente descansar e voltar mais disposto e concentrado para o trabalho. Lembrando que é essencial fazer apenas uma tarefa por vez, assim sua atenção é toda dela e tende a terminá-la mais rápido. Para saber mais: https://carreirasolo.org/dicas/fique-no-foco-com-pomodoro-techinique#.Wt923lMvycY  

Ter um bom descanso

Falado em mente cansada, ter um bom descanso durante a noite é essencial para acordar bem e disposto para um dia de trabalho. Mas não é só isso. Crie uma rotina de trabalho, com horário para começar e terminar, sem se esquecer das pausas para comer. Assim, cumpra os horários estipulados. Ao criar horários começamos a dar mais valor ao nosso tempo e nos comprometemos para não desperdiçá-lo. Afinal, você é seu próprio chefe e precisa ser responsável consigo mesmo. Personalize seu horário Há pessoas que se sentem mais produtivas à tarde, enquanto outras à noite. Isso nos leva a pensar que, cada pessoa precisa analisar seu dia a dia e perceber em quais períodos a concentração é maior e em quais ela decai e, assim, adaptar as tarefas ao seu horário biológico. Por exemplo, se uma pessoa não consegue se concentrar tanto no período da manhã para escrever textos. Ela pode responder os e-mails, fazer a gestão financeira e fazer revisão. Já nos períodos em que a concentração melhora, reserva para a criação de conteúdo. Com um horário personalizado, é possível aproveitar melhor os momentos de concentração para render mais.

Escutar músicas

Nesse ponto, há que concorde que o silêncio é melhor e há em quem prefira uma playlist para ouvir na hora do trabalho. Vai de você descobrir em qual das duas situações sua concentração melhora. Se for o caso da música, então crie uma playlist que melhore sua concentração. Tirar esse tempo é fundamental, caso contrário, quando você percebe, o texto está parado enquanto você procura uma música diferente. Você pode usar programas como Spotify, Youtube e Deezer para criar sua seleção de músicas. Ou, se você preferir, pode baixar para o computador e montar as playlists em pastas. Fica a seu critério. Para saber mais: https://carreirasolo.org/dicas/8-playlists-spotfy-para-trabalhar-100-focado#.Wt93F1MvycY  

Fazer respiração alternada

Para os momentos em que tudo o que já foi falado não adianta e a ansiedade não deixa você se concentrar, temos uma dica ótima:
  • Sente-se com a coluna ereta e os ombros relaxados;
  • Posicione o dedo indicador e o médio na testa, um pouco acima do encontro das sobrancelhas;
  • Com o polegar tampe a narina esquerda e inspire lentamente;
  • Destampe a narina esquerda e tampe a narina direita com o dedo anelar e expire lentamente;
  • Agora, sem destampar a narina direita inspire;
  • Destampe a narina direita e tampe a narina esquerda com o polegar e expire;
  • Repita 10 vezes os passos do 3 ao 6 em cada narina. Permaneça de olhos fechados durante toda a respiração;
  • Ao término você vai notar que sua mente estará mais relaxada e centrada. Dessa forma, será mais fácil retomar o que estava fazendo e manter a concentração.
Agora que você já sabe algumas formas de manter a concentração e aproveitar dos períodos em que ela está em seu máximo é hora de aplicar no dia a dia e ver os resultados aparecerem. Você possui alguma forma de se concentrar melhor que não foi falada aqui? Então comente sobre ela com a gente!