Depois da reunião do briefing e da criação da proposta, vez por outra, pinta a dúvida: apresentar pessoalmente ou mandar por e-mail?

Notem que nem entrei no mérito se você deve ou não fazer a proposta. Acho que sobre este item não existe mais dúvida, certo? Propostas sim, as mais detalhadas e claras possíveis. Qualquer dúvida, dá uma ouvida nesse episódio aqui do Sala101: Voltando: para decidir se você apresenta sua visão técnica e comercial sobre o projeto ou apenas manda por e-mail, pense no seguinte:

A barreira geográfica é do tamanho/importância do projeto

Você foi procurado para preparar o conteúdo de cinco páginas de um site institucional, pequeno e, pelo menos para o momento, sem grandes pretenções de aparecer na mídia. E para completar, o cliente dista a três horas de carro, na região serrana de São Paulo, por exemplo. Vale a pena? Se você conseguir encaixar sua agenda para um sábado a noite, numa noite onde pode aproveitar para jantar por lá, acho que não. Por outro lado, chega “O BRIEFING” do ano, para um cliente de outro estado que sinaliza inclusive com promessas de manutenção anual. O que fazer? Não resta dúvida: pegue o primeiro avião que seu orçamento permitir e esteja pontualmente na porta da sala de reunião quando o resto da equipe chegar. O resto é com você.

No Brasil, a impressão pessoal é a que fica

Você pode até tentar me convencer (eu mesmo tento às vezes ME convencer disso, relaxem) mas no Brasil, talvez mais do que em outros lugares do mundo, um aperto de mão faz toda a diferença. Você pode ser o mais prolixo (ou informal se a ocasião permitir), técnico e ágil que uma conta de e-mail permite, mas ir lá, olhar nos olhos de quem vai assinar o cheque, mostrar que você é educado(a), cheiroso(a) e limpinho(a) aumenta em muitas vezes a chance deste cheque ser emitido. Portanto, pense que você precisa impressionar aos clientes certos, não a todos e para fazer isso, esteja presente tanto quanto possível.

As diferentes formas de se estar presente

É claro que não vale quebrar a barreira geográfica e atribuir a seu futuro cliente uma importância justa se, após este primeiro contato, você sumir do mapa. A entrega da proposta é o momento inicial, onde muito de sedução (eu ia escrever persuasão, mas sedução encaixa melhor) é empregado. Contudo...para o bem de sua saúde profissional, você deve manter o foco na MANUTENÇÃO desta relação com seu cliente, assunto esse, para um próximo post. Comentem!