Preparei dicas de aplicativos que podem aumentar a criatividade e elevar o bem-estar

Estamos sempre presos ao trabalho, projetos, atividades domésticas, pagamentos e outras responsabilidades. Com tanta correria, o estresse chega sem pedir licença, diminuindo a sua energia, saúde, produtividade e criatividade. Mas o que podemos fazer para reduzir os efeitos dessa correria diária?

Ainda bem que podemos contar com a tecnologia. Com alguns aplicativos, é possível melhorar seu bem-estar como um todo, aumentando sua capacidade de lidar com situações extremas, recuperando seu fôlego para buscar soluções e deixando você mais zen e criativo.

Assim como o corpo precisa de atividades para entrar em forma e saudável, o cérebro também necessita ficar sarado. Não pense que executando as mesmas funções todos os dias, você será capaz de mantê-lo em plena forma. O bom mesmo é executar tarefas diferentes que exijam concentração e empenho, sendo grandes desafios.

Já falamos sobre a plasticidade cerebral no Carreira Solo, algo muito importante para o desenvolvimento das aptidões e habilidades ao longo da vida. A ginástica cerebral traz muitos benefícios, reduzindo os níveis de estresse e as chances de doenças neurodegenerativas, como Mal de Alzheimer e Mal de Parkinson.

Para auxiliar, existem inúmeros aplicativos que você pode baixar em seu smartphone para manter seu cérebro sempre na ativa. Que tal aproveitar o tempo ocioso e estimular sua criatividade? Trabalhe mais a mente e tenha grandes progressos!

iDeas for Writing

Excelente para quem escreve bastante e necessita de criatividade e inovação a todo momento. O aplicativo identifica seus problemas na escrita e envia sugestões e ideias para que você possa desenvolver da melhor forma o seu texto. O iDeas auxilia desde a criação de personagens até problemas em iniciar o primeiro parágrafo. Uma ferramenta importante para os escritores de plantão. Disponível para iOS e Android.

MindMeister

Com inúmeros recursos, o MindMeister é um aplicativo de mapeamento mental que auxilia jovens e adultos a desenvolverem a criatividade, compartilharem ideias, melhorar suas ações com organização e planejamento e aumentar a produtividade. Sua interface simples e intuitiva faz com que você se concentre melhor nas tarefas, otimizando tempo. Acesse a ferramenta de onde estiver e pratique um braimstorm online. Ah, e o melhor: de graça! Disponível para iOS e Android.

Lumosity

Que tal colocar seu cérebro para malhar? Disponível no iOS, o Lumosity é um dos aplicativos mais populares na loja. O app disponibiliza atividades criadas por neurocientistas que estimulam a memória, atenção, criatividade e bem-estar, combatendo o estresse. Disponível para iOS.

Little Things Forever

Esse é mais que um simples jogo de procurar e achar objetos, o que pode durar horas e horas de busca. Com ele, você explora mosaicos montados por centenas de itens, descobrindo milhares de peças que devem ser coletadas. Em cada nova sessão, uma nova lista de objetos aparece. Com isso, você encontrará inúmeros desafios. É indicado para todas as faixas etárias. Disponível para iOS e Android.

Escape Block

Quem é que não gosta de um puzzle game, ainda mais quando é desafiador? O Escape Block - em 2D - é um jogo que estimula o raciocínio lógico e a criatividade, além de combater o estresse. O jogador deve levar um bloco azul até o portal em um curto espaço de tempo, fazendo poucos movimentos. O game vai se tornando cada vez mais difícil através das novas fases. São 18 fases por temporada, sendo que três só são desbloqueadas se o jogador conseguir três estrelas em todas as fases. Desafie seus amigos! Disponível para iOS.

Fit Brains Trainer

O Fit Brains é um programa desenvolvido cientificamente, onde o treino cerebral é feito gradualmente através de vários testes, melhorando a memória, a criatividade e concentração. Para quem quer aprimorar as habilidades, vale a pena testar. Disponível para iOS e Android.

The Room 2

Em 2012, a primeira série do Room foi nomeada como o melhor game para iPad, onde é possível se aventurar em um enigmático quebra-cabeça físico. Na segunda parte, o jogo é ainda mais turbinado e desafiador. Através de cartas enigmáticas sobre a pesquisa de um elemento (o Null), o jogador vai desvendando os quebra-cabeças, que vão evoluindo a cada capítulo. Disponível para iOS e Android.

Dragon Dictate

Acabou de ter uma ideia fantástica para uma música, poesia ou projeto e não pode parar para escrever? O Dragon Dictate é aquele app que você precisa a todo momento. Ao invés de se sentar para escrever, você pode falar em seu smartphone que o ele converte tudo em texto, seja em documentos, mensagens e e-mails. Ele é cinco vezes mais rápido do que digitar um texto. Por isso, sempre que estiver muito ocupado e não puder salvar todas as suas ideias, você pode contar com ele.  Não é incrível? Disponível para iOS.

Amazing Alex

De volta aos puzzle games, o Amazing é um jogo divertido que requer muito raciocínio lógico para ajudar o simpático protagonista do jogo, o Alex. O aplicativo tem aquela carinha de anos 90, cenários engraçados, musiquinha animada e muitos desafios para trabalhar seu cérebro em qualquer lugar, seja na fila do banco, na sala de espera do dentista ou até mesmo em casa, quando não há nada para fazer. Vicia! Disponível para iOS, Android e Windows Phone.

Contre Jour

Diferente dos outros games dos quais você precisa controlar o protagonista, aqui é possível você criar alterações mirabolantes no ambiente para que a personagem Petit consiga alcançar seus objetivos dentro de uma cena, dando asas à sua imaginação e exercitando bastante seu cérebro a cada nível conquistado. A trilha sonora é bem bacana, os gráficos e efeitos de iluminação são excelentes. Que tal testar agora? Disponível para iOS, Android e Windows Phone.

E aí? Curtiu a lista? Tem mais um para acrescentar? Comentários!