Tiago Cocci Ramon vem de uma família de profissionais de comunicação, já teve empresa registrada e faz um alerta a quem procura formação e está começando: a proposta, o preço e o acompanhamento dos projetos do Profissional Freelancer é o que faz a diferença. Acompanhe a entrevista e não deixe de visitar o portfólio de Tiago em www.tiagoramon.com.br

Como começou?

Estou envolvido com publicidade desde cedo devido a grande influência que tive. Meu pai foi diretor de arte de grandes agências em São Paulo (MPM, Rino, Salles D´arcy e por ai vai). Devido a isso, não tive muito problema em escolher o que fazer na época da faculdade. Optei pelo curso de criação e desenvolvimento web, logo consegui um estágio numa produtora e tudo começou a fluir. Acabei não terminando a faculdade, pois achei o curso fraco... optei em estudar as ferramentas diretamente em casa e na correria do próprio trabalho.

Tem firma legalizada?

Já tive empresa aberta em sociedade com um amigo. Hoje não tenho mais vínculo com a empresa mas penso futuramente em abrir uma sozinho.

Dedica-se totalmente ou é freela "meio expediente" ?

Apenas meio expediente, infelizmente . Gostaria de trabalhar apenas com freela, ter uma leque bom de clientes. Seria ótimo! Adoro a liberdade de trabalhar em casa, de fazer a própria rotina, não ficar preso a horários totalmente estabelecidos e isso tudo se resume a qualidade de vida.

Como aborda e prospecta clientes?

Todo os trabalhos que fiz de freelance foi por indicação de amigos! É assim que os clientes chegam para mim e acho que para a grande maioria também. Você começa falando com amigos e os clientes vêm ;D Brincadeiras à parte, temos que ter contatos, é isso que faz toda a diferença para o Profissional Freelancer.

Costuma formalizar propostas?

Algumas vezes sim, outras não. Depende do projeto. Falando nisso, gostei do modelo que se encontra aqui no site.

Qual foi o pior calote?

Na verdade eu nunca tomei um, pois sempre cobro uma porcentagem antes de começar. O que já aconteceu foi no meio do projeto o cliente desistiu, tinha recebido uma parte do dinheiro e o resto ele não pagou. Nesse caso o cliente também acaba perdendo.

O projeto ideal, como seria?

O ideal é o próximo!!! Na verdade o ideal é aquele em que o cliente não bote a mão aonde ele não entende. De louco todo mundo tem um pouco. E parece que de diretor de arte também. Outro detalhe importante para o projeto ideal é sobre o material do projeto, sempre fica faltando alguma coisa. Ter todo o material na mão é de extrema importância para o projeto fluir bem.

Espaço livre

Mauro, parabéns pela iniciativa do Carreirasolo, o site é excelente. Conteúdo de primeira! Hoje em dia brota webdesigner, assistente de arte... em faculdades e minicursos por aí a fora. O que eu peço é que fiquem atentos. Saber como e por onde começar, o quanto cobrar, como formalizar uma propostas são detalhes importantes em um projeto. Obrigado pela oportunidade, grande abraço a todos.