Muito se fala no mercado na enorme possibilidade que os eBooks e sua indústria representam para pequenos produtores de conteúdo. Entenda pequeno como a infraestrutura que se tem a disposição, porque já temos casos registrados dos primeiros milionários dos bits escritos, viu? Ebook readers
Creative Commons License photo credit: TheCreativePenn

Como criar e publicar meu eBook?

Em nossa seção Editorial já abordamos questões "lato senso" sobre a questão mas hoje neste post, gostaria de trazer algo de cunho prático. Encontrei esta lista no PassWord Incorrect, dedicado a esta questão. Como ela é constantemente atualizada pelo autor, vou aqui mais explicar a mecânica do negócio do que listar tudo o que tem por lá. Até porque, basta conhecer o blog. Por lá, você vai encontrar uma lista dividida em tópicos fundamentais que vão desde ferramentas de edição de texto aos frameworks para efetivamente colocar o eBook online e ganhar alguns tostões sobre ele. Alguns destaques, descontados já os mais óbvios:
  • Para escrever: TextRoom é um editor em tela cheia para quem não quer perder tempo ou perder o foco!
  • Para criar uma capa: MyEcoverMaker é um serviço online que ajuda a criar incrementadas capas com efeitos 3D
  • Para trabalhar com formatos diferentes: 2epub ajudará você a lidar com formatos tão variados quanto os doc, epub, fb2, html, lit, lrf, mobi, odt, pdb, pdf, prc, rtf, txt. E você ainda dá saída em epub, fb2, lit, lrf, mobi.
  • Para publicar: o mais na moda agora é o iTunes Connect, mas preste atenção em todos os demais.

Mas porque devo publicar um eBook?

O post segue com diversas outras ferramentas e dicas e vale a leitura. Gostaria de finalizar, contudo, lembrando que a publicação de um eBook não é um luxo restrito ao próximo talento da literatura. A cada dia, diversas empresas têm descoberto um importante diferencial competitivo em disseminar seu conhecimento a partir deste formato. Você, enquanto Profissional Freelancer pode fazer a mesma coisa. Seja um portfólio comentado, seja um estudo de caso ou até mesmo uma narrativa literária podem trazer para você mais e clientes e, com certeza, uma visibilidade única no mercado. Pense nisso!