ff118_nomadesdigitaisOs nômades digitais trabalham de qualquer lugar e de forma remota, porque buscam realização pessoal e, claro, gostam de viajar e conhecer o mundo. Quem não gosta? Mais do que isso, essa categoria profissional tem sido identificada em diversas tendências de comportamento e aponta para uma prática que não se prende em espaço, resiginifica o tempo e usa a rede e a nuvem para potencializar seu fazer criativo. É ou não é tentador?

Então, você freelancer ou pequeno empreendedor que deseja experimentar ou, ao menos, conhecer esse estilo de vida precisa sintonizar no FalaFreela dessa semana. É porque conversamos com a Krystel Leal, fundadora da comunidade Nomadismo Digital, lá de Portugal.

Em um papo rápido e informativo, ela fez um raio-x de suas opções profissionais, seu estilo de vida e, claro, sem deixar de dar uma passadinha no atual estado de coisas em sua terra natal, que conta com um nascente e convidativo mercado empreendedor e, ao mesmo tempo, carece de conteúdo especializado sobre o  tema. Opa,liguem para a ContémConteúdo, o pá!

Depois do papo, algumas conclusões: erra quem pensa que precisa ter muito dinheiro, erra quem pensa que é complicado e coisa de outro mundo e erra quem pensa que o assunto termina aqui. Espero vocês nos comentários com dúvidas e sugestões para a Kristel, que também está em nossa Slack!

Para clicar enquanto ouve

Notinha rápida sobre o Encontro Nacional do Podcast

O FalaFreela dessa semana saiu com alguns dias de atraso, mas por um bom motivo: estava recolhendo material e impressões sobre o Primeiro Encontro Nacional do Podcast, que aconteceu DENTRO da CCXP 2016. Com a competente organização da Agência Prótons, o movimento lotou dois painéis, um à tarde e outro no horário nobre, esse segundo histórico.  Eu teci meus comentários no áudio de abertura do programa, ouve lá e comenta. Abaixo, alguns fotos, todas do Ramede Felix.

ep_0316

O momento em que todo mundo disse: “O podcast é foda”. Fotos Ramede Felix

ep_0292

“O meu nome é X e meu Podcast é Y”. Só a nata da nata. Foto: Ramede Felix

ep_0279

Podcaster é humildão e senta no chão para o público ficar mais à vontade. No palco em primeiro plano, Juju Prótons organizadora do Primeiro Encontro Nacional de Podcast. Foto: Ramede Felix

 

O que a comunidade está comentando

É isso pessoal. Aguardo os comentários!