Que semana, né? Teve campanha de ex-futura estrela do mundo empreendedor que não deu certo, teve Dilma começando a cair, teve fim de Olimpíadas, enfim, teve de tudo. Esquecendo um pouco a questão olímpica, sobre a qual o Sala101 debateu e focando nas outras duas. Elas se apresentam com um dado em comum: falta de planejamento.

ff114_baseff_600x600No caso da presidanta, um planejamento às avessas, que tentou encobrir toda a questão que está sendo discutida. No caso da menina do caderninho, a completa falta dele. De falta de olho em seu público, da capacidade de agregar valor a suas ideias e, pior, de uma emenda pior que a do soneto, ao fazer mea culpa.

Fiquei pensando como o tema do programa de hoje é relacionado diretamente a um erro muito comum em empreendedores de todos os portes e origens, a falta de planejamento e olho clínico frente aos dados que estão aí à disposição.

Como boas ideias naufragam por falta de dados. Como dados também muito bons, quando não usados não conseguem dar origem a boas ideias. Enfim, como a incapacidade de olhar dados, transformar em informação e dela tirar conhecimento, pode ser prejudicial.

Mas, calma. Nem tudo está perdido. Vejam o caso do DataSebrae. Conheci através de comunicação direta deles e fui lá pesquisar. Mandei uns e-mails e de pronto um dos responsáveis pela ferramenta veio conversar com a gente. É esse papo que você vai começar a conferir agora.

Importante