O FreelaFest começará com um festival que será realizado em agosto, muito provavelmente na Oca do Ibirapuera, em São Paulo. A ideia nasceu do final de 2011, do encontro de alguns freelas no espaço de trabalho colaborativo Pto de Contato. [caption id="attachment_8968" align="alignnone" width="480" caption="Mesas de projetos, palestras, som rolando. É agora que o seu networking vai decolar!"][/caption] Além do festival, também está previsto: pesquisas sobre a comunidade freelancer antes, durante e depois do evento; um manifesto e um documentário sobre profissionais com este espírito e uma rede social que ajude na organização dos adeptos ao trabalho livre no Brasil. Os idealizadores do projeto serão “mobilizadores” ou “facilitadores” que iniciarão a organização do movimento e garantirão que ele seja participativo e aberto durante a maior parte possível do processo. Através do técnicas sociais como o crowdfunding e crowdsourcing, a comunidade já está sendo chamada desde o primeiro momento para ajudar o festival.

O momento é diferenciado. Por isso surgiu o FreelaFest

O evento existe porque a realidade mudou. Como sempre dissemos por aqui, a sociedade que ajudou a educar gerações de funcionários anseia por visionários. Por criadores de oportunidades e soluções, de profissionais com formação acima da média e que, ainda assim, não queiram apenas vender seu tempo com exclusividade para um único empregador. Contratantes e clientes precisam de ultra-especialistas por apenas um projeto, meses, ou até mesmo algumas horas. Neste cenário, jovens (cada vez mais jovens) têm um desafio árduo: conciliar num mesmo currículo espírito empreendedor, formação e a disposição de fazer este milagre acontecer dentro de organizações, empresas ou de forma independente. Pesquisas e matérias comprovam a sensação de muitos jovens, mostrando que há um novo sentido de trabalho, que há uma nova ideia de sucesso, e que é preciso associar realização pessoal e trabalho. Também mostram que é só a partir das possibilidades cotidianas, do dia a dia, que o jovem poderá combater os principais problemas do país, como a corrupção. Ser freelancer é um estilo de vida, um comportamento que destroi paradigmas da estabilidade e do “bom emprego”. O freelancer é o grande empreendedor de si mesmo. O freelancer é uma nova força de trabalho e o Brasil precisa de empreendedores da própria carreira que resolvam os novos problemas de maneira criativa e inédita.

Troca de experiências, formalização, grana e muito trabalho!

O FreelaFest terá três espaços principais: uma área expositiva, com painéis, palestras e mostras; uma área de trabalho colaborativo, com espaços de trabalho que favoreçam a interação e o desenvolvimento de projetos; e uma área de formalização e investimento, que aproximará os freelancers de órgãos governamentais e empresas que auxiliarão o desenvolvimento e crescimento de seu negócio. Quem já é apoiador deste movimento: Carreirasolo.orgFalaFreela.com.brPtodeContato.com.brCasaDaCulturaDigital.com.brESPM

Quer ser um apoiador?

Preencha o formulário e nos ajude a criar o primeiro e maior evento de cultura freelancer do Brasil: http://bit.ly/y5Dkh0

FreelaFest na mídia:

FreelaFest ainda está valendo um iPad2!

O Concurso Cultural que promovemos para ajudar a esquentar os motores do FreelaFest foi prorrogado! As regras de participação mudaram só um pouquinho essa semana. Se você já mandou sua frase, crie outra. Se ainda não o fez, ainda dá tempo. Se ainda não divulgou, fale com os amigos e distribua essa boa-nova! [caption id="attachment_8975" align="alignnone" width="480" caption="Imagem meramente ilustrativa"][/caption] Agora o barulho acontece na Social Media Week, no Twitter e no Facebook. Quer participar? É mais fácil do que rir de uma tirinha do DiVasca! Pelo Twitter Crie uma frase contendo as hashtags #smwsp e #freelafest com o que você precisa para ser um Profissional Freelancer de sucesso. Pelo Facebook Comente nesse post na FanPage do FalaFreela o que você precisa para ser um Profissional Freelancer de sucesso. Mas atenção: você precisa ser seguidor do @falafreela para participar, viu? A resposta mais criativa vai levar um iPad2 na faixa para já começar a criar as suas apresentações e faturar mais e mais clientes. E mais: ganha também uma vaga como co-podcaster do FalaFreela em sua temporada 2012!

Condições de participação/premiação:

  • O período de participação agora é até o dia 17/02 às 23h59m.
  • Para participar você precisa ser seguidor do @falafreela e ter curtido a FanPage do FalaFreela. Além disso, precisa utilizar as hastags #smwsp e #freelafest
  • Alguns tweets podem não aparecer em nossa timeline devido às restrições do próprio Twitter. Fique atento! Para mais informações, leia este post que eu publiquei.
  • Portanto, consideraremos apenas os tweets que aparecem para nós na ferramenta de busca do Twitter.
  • Caso seu perfil seja protegido, os replies que você der ficarão visíveis apenas para os seus seguidores. Então, se você der reply para o @falafreela para participar do concurso, não saberemos de sua resposta caso não sejamos seus seguidores!
  • A decisão da comissão julgadora é irrevogável.
  • Os detalhes da entrega do prêmio serão discutidos em particular com o ganhador, após o final da promoção.

Fale com a gente!