Esse é mais um artigo com um vídeo tutorial baseado numa pergunta de um amigo meu. Dessa vez foi o Francisco Matelli do site pomodoros.com.br que me perguntou como eu fazia para tweetar tanto e ainda sim ser produtivo no meu trabalho. A resposta que dei para ele foi "simples, eu uso o Buffer". Claro que eu uso outras ferramentas, mas isso é assunto para outros artigos, vamos nos concentrar hoje no Buffer, pois ele auxilia o agendamento de postagens no Twitter, Facebook e Linkedin. [caption id="attachment_12803" align="aligncenter" width="640"]Buffer - http://bufferapp.com Agende suas publicações com Buffer[/caption]

Ué, mas porque eu criaria mais uma conta para agendar tweets?

Porque você só vai agendar uma ÚNICA vez e nunca mais vai se preocupar com isso! Não entendeu? Eu explico no vídeo abaixo:

Principais funções do Buffer na conta gratuita

"Nós garantimos que suas mensagens são enviadas, mesmo quando você está dormindo!" (Buffer)Agendamento por dia de semana e horário completo. Você pode escolher se quer agendar postagens apenas em dias úteis de semana (como é o meu caso!); ou todos os dias; ou segunda, quarta e sexta, tanto faz. Você é quem decide! Além disso, pode definir os horários de publicação. Dessa forma quando você criar uma postagem ela será publicada no primeiro dia e  hora disponível do Buffer. Na conta gratuita você tem até 10 publicações por dia. Portanto eu sugiro que você faça uma análise de qual é o seu horário de maior conversão nas publicações da sua rede social e configure os horários mais adequados. [caption id="attachment_12804" align="aligncenter" width="640"]Dashboard principal do Buffer Dashboard principal do Buffer[/caption] [caption id="attachment_12805" align="aligncenter" width="640"]Estatísticas do dashboard no Buffer Estatísticas do dashboard no Buffer[/caption] [caption id="attachment_12806" align="aligncenter" width="640"]Painel de agendamento de datas e horários no Buffer Painel de agendamento de datas e horários no Buffer[/caption] Encurtador próprio ou integrado ao Bit.ly. Se você colocar uma URL na postagem ela será encurtada automaticamente. Pode ser do próprio Buffer, ou se preferir, use o Bit.ly. Há também a opção do encurtador j.mp, ou se quiser, nenhum. Mas aí, você terá que encurtar a URL antes de inseri-la no dashboard. Hopje em dia, isso não é mais recomendável, uma vez que as URLs consomem muitos caracteres e quando estamos publicando no Twitter isso pode ser fatal. Análise estatística própria. Caso você não queira ir muito a fundo nas questões estatísticas, o plano gratuito mostra quantas menções foram replicadas, citadas, favoritadas e clicadas. Sendo que somente as mensagens replicadas é que sabemos os autores. Uso de APIs de vários aplicativos. Para ampliar experiência com a ferramenta você pode ainda usar vários aplicativos em conjunto com o Buffer. Nomes como Ifttt, Pocket, Feedly, SocialBro, Shareaholic entre outros quando combinados certamente aumentam ainda mais a capacidade dessa ferramenta. Acesse a área Extras e use sem moderação. [caption id="attachment_12807" align="aligncenter" width="640"]Painel de clientes encurtadores de URLs Painel de clientes encurtadores de URLs[/caption] [caption id="attachment_12808" align="aligncenter" width="640"]Combine Apps, extensões e amplie a experiência com o Buffer Combine Apps, extensões e amplie a experiência com o Buffer[/caption] [caption id="attachment_12809" align="aligncenter" width="640"]Faça um upgrade e ganhe recursos extras com Buffer Faça um upgrade e ganhe recursos extras com Buffer[/caption]

E como você usa o Buffer no cotidiano @cristianoweb?

Eu uso basicamente de duas formas. Na leitura de feed RSS e aleatoriamente clicando no bookmarklet, e eu vou ensinar como eu faço isso. Para quem usa o Google Reader como leitor de Feeds RSS, já viu que existe um botão no final do artigo chamado "Send to" ("enviar para" em português). Nele devem ter 2 ou 3 opções de links. Muita gente termina a leitura do post e clica no botão "G+" por exemplo, e rapidamente aparece um pop-up para você publicar esse link no Google Plus, com todas as opções dessa rede. O que pouca gente sabe é que, dependendo da ferramenta, podemos inserir um botão no Google Reader também. E com o Buffer isso acontece. Basta acessar o botão "Settings" (Configurações), depois clique na aba "Send to" (Enviar para) e insira os dados abaixo nos referidos campos.
  • Name: Buffer
  • URL: http://bufferapp.com/add?url=${url}&text=${title}
  • Icon URL: http://bufferapp.com/images/logo_icon_small.png
Uma vez feito isso, da próxima vez que você ler um artigo, terá um novo botão para agendar o link no Buffer. A segunda forma é a mais trivial de todas que é usando o bookmarklet. Para quem não sabe do que se trata, são aqueles links em formato de texto (links com script) que ficam nos favoritos do seu browser (navegador). Se você curte essa opção, basta clicar no link abaixo e arrastá-lo para os seus favoritos. Simples assim! Buffer E você, como faz para ter presença online sem perder a produtividade? Conte para gente que ferramentas usa para tweetar sem para a produção. Até o próximo artigo!
zp8497586rq
zp8497586rq