Um dos maiores desafios na produtividade é manter-se no foco. De nada adianta ter tudo organizado, saber qual demanda é mais emergente, se você divide a atenção com várias coisas. Tudo isso cai por terra se você não tiver foco na tarefa em que estiver trabalhando. É muito comum hoje em dia trabalharmos com o webmail e os sites de redes sociais abertos alertando para novas mensagens a todo momento. É o comportamento "multitarefa" exigido pelo mercado atualmente. O preço disso é o retrabalho de várias demandas. Como o foco está particionado em outras micro-tarefas, a chance de erro é maior. Então é muito comum uma situação retornar como novo trabalho para ajustes, e é por isso que eu faço campanha para sermos menos "multitarefas" e focarmos mais no que estamos fazendo, e encontramos uma grande ajuda para isso no Pomodoro Techinique. Fique no foco com Pomodoro Techinique Essa técnica tem como conceito que você trabalhe apenas no que está fazendo por 25 minutos sem interrupções e depois faça uma pequena pausa de 5 minutos para descansar/revisar. Com isso, ao trabalhar 25 minutos sem dividir as atenções com outro assunto, a chance de você errar no que estava fazendo é muito pequena, portanto, muito produtiva.

#comofaz pra manter o foco numa tarefa de 2 horas?

A técnica propõe que você divida a sua tarefa em Pomodoros, ou seja, em intervalos de tempo de 30 minutos. Por exemplo, se você tiver uma tarefa de 2 horas como o título propõe, ela terá um total 4 Pomodoros, com 4 intervalos de 5 minutos cada para descanso/revisão. Mas é muito importante que você não use as pausas para pensar em outra tarefa, e sim, para descanso mesmo, pois é justamente isso é que faz você ainda estar focado, no retorno do que estava trabalhando. Da mesma forma que a metodologia GTD, eu sugiro que você liste todas as tarefas do que precisa fazer naquele dia com as respectivas definições de quantidade de Pomodoros, ajuste os relógios para que em determinados intervalos entre uma demanda e outra, você possa checar o e-mail e as redes sociais. Dessa forma o foco continuará em alta.

Mas 25 minutos não é pouco para uma tarefa?

Muitos usuários acham que 25 minutos é pouco para determinados tipos de tarefas. Alguns precisam de um pouco mais de tempo para trabalhar, pois a linha de raciocínio pode ser quebrada por causa de um intervalo tão curto, e ficaria muito difícil de retomá-la, mesmo que fosse apenas 5 minutos depois. Pensando nesse problema, o Pomodoro Techinique prevê que esses intervalos podem sim serem ajustados conforme a necessidade. Você pode alterar esse formado para 1 hora (com 45 minutos trabalhando na tarefa) e 15 minutos de intervalo, por exemplo. O importante é que você leve em consideração que quanto maior for o tempo de atuação na tarefa, maior é a chance de se perder o foco com o passar dos minutos. Isso é orgânico e varia de pessoa para pessoa. Tudo dependerá do seu bom senso para ajustá-lo.

Como controlar o tempo da tarefa e intervalos?

No site do Pomodoro Techinique mostra o relógio símbolo dessa técnica. São aqueles em formato de tomate com alarme usados para controlar o tempo de cozimento do macarrão. É claro que eles vendem esse produto na lojinha deles por lá (além de camisas e livros ampliando a técnica). Mas se você não quer comprar um relógio físico, pode optar por um software para ajudá-lo a controlar o tempo. Na Chrome Store por exemplo, nós temos a extensão Pomodoro.me, que funciona bem no formato padrão da técnica, mas não permite configurar outras opções de tempo, a não ser da pausa curta (de 5 minutos) e pausa longa (de 15 minutos).

Extensão para Chrome "Pomodoro.me"

Aqui mesmo no Carreira Solo o Francisco Matelli publicou um artigo de divulgação do site Pomodoros.com.br da F5 Sites com uma ferramenta para controlar o seu tempo online, além de indicar quantos pomodoros foram usados a sua tarefa. Confere lá! Mas quem impressiona mesmo é a versão "My little Pomodoro" (custa U$ 3,99) para Mac indicada pelo meu amigo André Barcellos via Facebook. Sente o nível desse aplicativo no vídeo abaixo. Ele é MEGA completo e pode ser usado gerindo TODAS as suas tarefas.

E vocês, como fazem para se manter no foco?

Você usam algum tipo de técnica sem ser a Pomodoro? Conseguem realmente focar no que estão fazendo, ou é uma luta dividir a atenção com diversas coisas? Além disso, vocês sabem dizer quanto tempo levam para cada tarefa? Como medem? Contem pra gente as experiência de vocês nos comentários e saibam que esse artigo foi escrito usando 1 Pomodoro e meio!!! :D