welcome-home Os dias que antecedem a chegada de uma visita geram sempre expectativa: “Espero que ela goste da minha casa!” “O que vamos fazer nesse período?”, “Será que vamos nos dar bem?” Pois é, 2015 está praticamente batendo na sua porta. Quais são seus planos para recebê-lo? Se as metas desse ano não foram alcançadas, ou você percebeu que seus colaboradores estavam meio desanimados, e até chegou a reconhecer que faltou planejamento, você tem motivos de sobra para caprichar na recepção dessa vez! Preparamos algumas dicas, que vão te ajudar a ser um bom anfitrião.

Mantenha tudo organizado

No começo, a motivação do bordão “ano novo, vida nova” ainda tem força, mas depois, ao longo dos meses e com a correria do dia a dia, as informações ficam cada vez mais bagunçadas. Esse é um dos pontos determinantes na produtividade de um negócio: saber organizar sua rotina e de seus colaboradores. Uma das alternativas para solucionar esta questão, é sistematizar atividades burocráticas com um gerenciador de tarefas, por exemplo, assim você conquista tempo para se dedicar àquilo que é realmente importante. Dentro de ferramentas desse tipo, você consegue manter conversas, armazenar históricos e arquivos na nuvem...tudo em um mesmo ambiente. Isso evita que você perca tempo mandando um e-mail para cada alteração ou fique caçando dados e planilhas durante horas. Sua eficácia é comprovada pelos próprios usuários, segundo a pesquisa feita pelo software de gestão Runrun.it: 83% de seus clientes recomendam seu uso.

Preze pela harmonia

Nesse novo ano, é importante considerar o bem estar da sua equipe. Um ambiente motivado, além de mais leve e agradável, gera melhores resultados, e deixa para traz a ultrapassada ideia de que trabalho é obrigação. Conviver lado a lado com seus colaboradores, saber em quais projetos estão envolvidos, evita surpresas e estresse. Apresente a eles as situações da empresa, exponha os objetivos, discutam o melhor caminho juntos. - Qual o sentido? Mostre quais são os valores da empresa, e a participação do colaborador neste quebra-cabeça. - Qual o caminho? Ser multifuncional ou virar noites trabalhando não é uma opção. Estimule seus colaboradores a trabalharem 8 horas por dia, assim têm mais tempo para aproveitar família, amigos e fazerem o que mais gostam. - O que importa? Um trabalhador insatisfeito contagia outros. Um almoço ou um café para tentar entender, de fato, qual o problema dele, pode ser decisivo. Se a solução não está em suas mãos, deixe claro que está fazendo o possível para resolver, e mantenha-o sempre atualizado. O que mais motiva? Reconheça bons trabalhos e inspire outros colaboradores. Presentear os membros da sua equipe que mais se destacaram no mês pode ser uma ótima opção. O Runrun.it, gerenciador de tarefas do qual já falamos, mensalmente, gera gráficos, que te ajudam a fazer esse tipo de análise.

E, finalmente, não faça as honras!

Sabe aquela ideia de abrir a porta para a visita voltar? Pois é, neste caso, ela não se aplica: os problemas e objetivos de 2015 devem ser solucionais e alcançados em 2015 - nada de estender para os próximos anos. É por isso que o planejamento é importante, para adequar as metas da empresa à sua realidade (tempo de trabalho e recursos).