Tirar férias é sempre muito bom! [related-posts]

É muito gratificante trabalhar durante um semestre inteiro ralando todos os dias e depois curtir duas semanas viajando aproveitando a família e o descanso merecido.

Esse ano eu viajei para Miguel Pereira, região serrana do Rio de Janeiro e posso dizer tranquilamente que "voltei renovado!" Deu tempo até de fazer esse videozinho caseiro acima! Mas claro que para isso tudo dar certo eu tive que planejar esse momento como uma demanda de trabalho qualquer. E essa é a ideia do Vídeo Tutorial "em Vídeo" de hoje. Explicar como eu me comuniquei com os clientes antes, durante e após a #WebMicroFerias. Nada muito rebuscado ou complicado. A chave do sucesso é antecipação e planejamento. Veja um resumão abaixo:

Algumas demandas antes das férias

  • Definir o período das férias pelo menos com dois meses de antecedência (se você for viajar, o ideal é que seja com mais tempo, principalmente na alta temporada!);
  • Se você tiver filhos, verificar junto a escola o calendário de recesso;
  • Uma vez fechado o período, planejar todas as ações necessárias de produção de cada projeto/cliente atual e deixar tudo documentado;
  • Comunicar todos os clientes antecipadamente e trabalhar com o planejamento de projeto junto a cada um deles;
  • E óbvio, trabalhar nas demandas que antecedem né!? (não vai dar mole aqui hein freela!)

Curta as férias sem se preocupar

  • Com certeza de que não restou nenhuma pendência nas demandas dos seus clientes, crie  um e-mail de resposta no GMail usando a função "Vacation responder" com um texto informativo sobre o período em que vocês ficará ausente e quando retornará ao trabalho.
  • Nessa mensagem você pode incluir também links para a sua páginas de serviços, contato, orçamento, ou outra "landing page" mais específica, se for o caso.

Antes de voltar ao trabalho

  • Separe alguns dias antes do seu retorno para começar a responder os e-mails de contato e prospecções. Aí vale o bom senso de definir o tempo ideal para essa demanda. Por aqui uns 2 ou 3 dias serão mais do que suficientes. Dessa forma eu volto ao trabalho sem correria e no ritmo adequado.
  • Nesse momento você pode comunicar os cliente do seu retorno e já mostre serviço. Assim ele perceberá como você é profissional e não torcerá o nariz nas próximas férias.

Dica Bônus

  • Lembre-se de que quando estiver definido o período das férias para levar em consideração as prospecções que a antecedem. Não cometa a gafe de enviar uma proposta com uma previsão de produção justamente nessa época hein! #fikadika
  Então freelancers, eu gostaria de saber se vocês conseguem tirar férias todos os anos e como se organizam para essa demanda e coloquem as suas experiências nos cometários. Abraços e até o próximo artigo! ;-)