Neste artigo, pretendo mostrar como é fácil ter sempre uma verba disponível em sua conta. Seja para deixar seu home-office do jeito que você sempre quis ou para uma eventual emergência. A reserva financeira é crucial para o funcionamento da empresa de uma pessoa só (você mesmo, amigo freelancer). Não sou consultor financeiro. Nem estudante de administração. Mas tenho vivência e resultados positivos obtidos com todas as dicas que quero compartilhar com vocês. Antes de tudo é preciso muita força de vontade. Muita mesmo. Depois, tenha em mente que não é nenhum bicho de sete cabeças. É só juntar e pronto. Você vai precisar de um cofre muito maior.

Psicológico preparado, vamos começar.

Estabeleça a finalidade da verba. Aconselho você, freelancer como eu, a formar uma reserva para situações difíceis e emergenciais. Um exemplo rápido, já imaginou a hipótese de acidente pessoal que o impossibilite de trabalhar? Claro que não queremos passar por isso, mas pode sim acontecer. E nem é preciso dizer os transtornos de ficar sem remuneração. Forme sua reserva de pelo menos 3 remunerações. Além do tempo “parado”, ainda tem o tempo para voltar a mesma rotina de antes: prospectar novos clientes, voltar a produzir, etc. Defina o quanto você pode pagar e o prazo para alcançar sua meta. Agora que você sabe o quanto precisa para alcançar sua meta, faça sua estratégia para chegar lá, mas seja razoável. Prazos curtos exigem pagamentos maiores e pode fazer com que você desista no meio do caminho, assim como prazos muito longos podem fazer com que você desanime. Defina um valor que você consiga pagar sem sacrifícios. Pague-se primeiro. Siga esta regra que todo economista recomenda: pague-se primeiro. Você paga sua conta de luz, telefone, prestação do carro e mais trocentas contas, mas não paga sua pessoa? Esse é o primeiro pensamento a ser mudado. Guardar dinheiro quando ele sobrar é um pensamento errôneo e a explicação é muito simples: nunca sobra dinheiro, por maior que seja seu faturamento. Pague sua reserva da mesma forma como se deve pagar uma conta: pontualmente. Tio patinhas - liderando o persongem fictício mais rico.

Não vou entrar na questão das opções de investimento. Pra quem está começando, é melhor optar pela poupança tradicional. Os cálculos sobre os investimentos são simples e você fica isento de impostos.

Não importa o objetivo de sua reserva financeira. Seja ela uma verba emergencial ou uma economia para deixar seu home-office do jeito que você sempre quis. Os efeitos são sempre muito bons e depois de experimentá-los, a preocupação em manter uma reserva será um comportamento adquirido naturalmente. E você? Já está formando sua reserva financeira? Tem alguma ideia a acrescentar? Faça um planejamento. Conte pra gente sua experiência.