Você provavelmente conhece Raphael Santos (ou PH Santos) de suas participações no Rapaduracast, no Iradex ou nos vídeos de seu canal. Mas, o que talvez você não saiba é que ele é um ativo defensor da plataforma podcast em diversas comunidades online. Não só como meio de expressão de diversos criadores, como também plataforma de negócios. Se você quer saber o que é podcast e como fazer para ouvir essa mídia que só faz crescer, se liga aê! Daí, me deparei com este vídeo recente e, meio que inspirado pelo excelente artigo do Paulo de Carvalho, resolvi reproduzir aqui. E digo porquê a seguir.

Não adianta só profissionalizar, se a gente não quebrar o nicho

A gente fala muito, no meio de quem produz, sobre transformar a criação dos programas em profissão. O que, por outro lado, quer dizer, que precisa de público. Só que muito pouco se investe no AUMENTO do público desta mídia. Ela sempre fica restrita ao ambiente de quem produzi e aficcionados em tecnologia e cultura pop, motivo pelo qual grande parte do que surge fala destes temas. Que tal, então, cada produtor dedicas alguns minutos do seu dia para expandir sua audiência para além de seu nicho? Uma boa forma de fazer isso é o que o Ph fez. Sendo didático! Imagine ter algo parecido em cada mural de cada faculdade do país? Ou então, nas TVs de metrôs e ônibus urbanos de nossas principais cidades? Ou então promover encontro das escolas para contar como um podcast pode dar uma aula de história? São só algumas ideias, algumas utópicas, mas que nos ajudam a entender o quanto ainda falta para falta pouco para este tipo de conteúdo circular como outros hoje circulam. Aliás, alguém topa criar um infográfico a partir das infos que o PH nos passa nesse vídeo? Quem estiver a fim me encontra lá na Slack do Carreirasolo.org. Para entrar, é só clicar em COMUNIDADE.

Ah e, claro, seja um apoiador do projeto Carreirasolo.org!

Os detalhes sobre o porque e como participar - com doações pontuais e mensais-, você encontra na página Seja um apoiador.